clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
13 de outubro de 2025
 

Eleições 2008 | 27/05/2008 | 14h25min

TSE e Previdência combatem fraudes no INSS

Parceria entre os órgãos deve ser firmada na próxima semana

Na próxima semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Previdência Social firmam acordo de cooperação que irá auxiliar o combate às fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o sistema eleitoral brasileiro. 

Com o projeto, o INSS terá acesso à base de dados dos títulos de eleitores cancelados, em decorrência de morte ou não comparecimento a três eleições seguidas. Já o TSE poderá acessar os dados do Sistema de Óbitos da Previdência Social (Sisobi). A parceria possibilitará ao INSS cruzar os dados e identificar pessoas que tiveram títulos cancelados e ainda recebem benefícios.

No Rio Grande do Sul

Em 2004, a troca de informações entre o ministério e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul possibilitou o cancelamento de mil benefícios pagos indevidamente. Em 35% dos casos foram constatadas fraudes. No restante, houve imprecisão de informações na hora de os cartórios repassarem os dados ao Sistema de Óbitos da Previdência Social.

A informação da morte é feita de modo declaratório. Em alguns casos, há erros de digitação e a informação passada ao Sisobi não é aproveitada, porque é diferente da que está no sistema do INSS. Quando o cruzamento de dados é feito, o nome do segurado que morreu não sai na folha do INSS e os benefícios continuam sendo depositados nos bancos.

 

AGÊNCIA BRASIL

 

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.