clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de junho de 2026
 

| 17/05/2008 | 01h46min

Cúpula abre caminho para criação de uma Fundação permanente

Espanha sediará o próximo encontro em 2010

A 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia , em Lima, abriu hoje o caminho para a criação de uma Fundação permanente para "estimular" e "aumentar a visibilidade" da cooperação entre os países destas regiões.

A Fundação deve seguir o modelo das já criadas pela União Européia para estimular o diálogo entre sociedades civis nos países do Mediterrâneo e da Ásia.

O texto final da Cúpula em Lima estipula que europeus e latino-americanos estabelecerão "um grupo de trabalho aberto" para preparar os possíveis "termos de referência" da Fundação. Um relatório sobre o assunto será apresentado a uma reunião de funcionários de alto escalão, para ser considerado em sua primeira reunião de 2009.

A idéia de uma Fundação entre as duas regiões foi lançada pelo Parlamento Europeu, que propôs para ela uma fórmula público-privada de gestão.

Espanha vai sediar Cúpula em 2010

A 6ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia será na Espanha, em 2010, oito anos depois de Madri receber a segunda edição deste encontro.

Em Lima, o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, demonstrou satisfação por receber em dois anos os cerca de 60 líderes europeus e latino-americanos que participam da reunião.

O Governo espanhol ainda não decidiu qual cidade será a sede da próxima Cúpula América Latina-UE, e estuda várias possibilidades entre as localidades que contam com a infra-estrutura necessária para acolher dezenas de delegações internacionais e várias centenas de jornalistas.

 

EFE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.