clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
18 de dezembro de 2025
 

| 12/05/2008 | 23h15min

Três vereadores são cassados em SC por infidelidade

Municípios de Campo Erê, Iomerê e Itapema vão convocar suplentes

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) cassou três vereadores na sessão desta segunda-feira. O número de parlamentares que perderam o mandato por infidelidade partidária já chegou a 23.

O primeiro processo julgado nesta sessão foi o do vereador José Atílio Boaretto, de Campo Erê, que trocou o PP pelo DEM no dia 15 de setembro de 2007. O relator do processo, juiz Oscar Juvêncio Borges Neto, entendeu que o fato de seu ex-partido não apoiar uma eventual candidatura do vereador a prefeito não é uma causa justa para troca de legenda.

O segundo a ser cassado na sessão desta segunda foi Valcir Afonso Serighelli, de Iomerê, que saiu do PSDB para filiar-se ao DEM em 20 de setembro de 2007. O vereador disse ter sido perseguido e ameaçado de expulsão de sua antiga legenda por não apoiar a reeleição do governador Luiz Henrique em 2006. De acordo com o juiz Márcio Vicari, relator do processo, os diretórios devem seguir as diretrizes superiores. Para ele, não houve descriminação pessoal no caso.

O terceiro vereador a perder o mandato foi o presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Ayrton Justino Silva Júnior. Ele abandonou o PFL e ingressou no PR em 4 de outubro de 2007. De acordo com o juiz Márcio Vicari, as razões para a troca não foram consideradas justas.

Os suplentes devem assumir os cargos em 10 dias.

 

diario.com.br

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.