clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 25/04/2008 | 19h12min

Partidos têm até quarta-feira para acertar contas com Justiça Eleitoral

Nenhum dos 27 partidos com registro no TSE encaminhou a documentação até agora

Termina na próxima quarta-feira o prazo para que os partidos políticos entreguem à Justiça Eleitoral as prestações de contas relativas a 2007, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira. Ao todo, 27 partidos têm registro no TSE. Nenhum partido encaminhou a documentação até agora, segundo a assessoria do tribunal.

A determinação é prevista na Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). Os diretórios nacionais encaminham suas contas ao TSE, os diretórios estaduais prestam contas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os diretórios municipais, aos juízes eleitorais.

Segundo o TSE, a mesma lei determina que a falta de prestação de contas e ainda a desaprovação total ou parcial das contas poderá implicar na suspensão das cotas do Fundo Partidário no ano seguinte.

Ano eleitoral

O balancete anual deve especificar gastos de caráter eleitoral, indicando e comprovando despesas com programas no rádio e na televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha.

Neste ano de eleições municipais, os partidos devem enviar balancetes mensais à Justiça Eleitoral nos quatro meses anteriores e nos dois posteriores ao pleito.

O tribunal informou que os documentos devem ter a relação dos valores originários do Fundo Partidário e em que os partidos aplicaram esses recursos. Também devem indicar a origem e o valor das contribuições e doações e a relação de receitas e despesas realizadas durante o ano.

Fiscalização

A legislação eleitoral prevê que os partidos fiscalizem a contabilidade uns dos outros. Depois de 15 dias da publicação dos balanços financeiros, é aberto um prazo de cinco dias para questionar as contas na Justiça Eleitoral.

De acordo com o TSE, partidos, filiados ou o Ministério Público Eleitoral podem pedir a abertura de investigação para apurar suspeitas de irregularidades. Se for aberta a investigação, as contas do partido poderão ser examinadas.

Se necessário, poderá ocorrer a quebra do sigilo bancário da legenda —desde que haja autorização judicial. As informações são do site G1.

 

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.