clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de junho de 2026
 

| 14/04/2008 | 19h31min

Acordo com Volks prevê recall do Fox, diz promotor

Recall deverá ser iniciado em 30 dias, prorrogáveis por mais um mês

Atualizada às 20h32min

A Volkswagen e os órgãos de defesa do consumidor fecharam nesta segunda-feira um acordo para o recall dos modelos Fox, informou o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Ruimar de Lima.

Ele deu a informação após participar de reunião, no Ministério da Justiça, com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita, o diretor-jurídico da Volkswagen, Eduardo Barros, e representantes do Ministério Público Federal (MPF) e dos ministérios públicos dos Estados de São Paulo e Santa Catarina.

Pelo acordo, a Volks anunciará em até 48 horas que está buscando uma solução técnica para o rebatimento do banco traseiro do Fox de forma a evitar acidentes.

O recall, segundo Ruimar de Lima, deverá ser iniciado em 30 dias, prorrogáveis por mais um mês, para solução do problema, que teria causado mutilação nos dedos de alguns proprietários do Fox. Ainda nesta segunda, a Volks divulgará uma nota sobre o acordo.

O promotor disse que a montadora se comprometeu também a recolher R$ 3 milhões para o Fundo Nacional de Direitos Difusos Lesados.

Com o acordo, fica arquivado o processo administrativo aberto pelo DPDC e os processos administrativos abertos pelo Ministério Público Federal (MPF) e por ministérios públicos de diversos Estados, como São Paulo e Santa Catarina.

O promotor Ruimar de Lima explicou que o arquivamento poderá ser suspenso caso se verifique que o acordo não foi cumprido.

Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda.

 

AE

 

Divulgação / 

Problema no mecanismo do carro que teria casado amputações foi corrigido com a colocação de um anel de borracha

VideoVídeo da Volkswagen mostra o funcionamento de um mecanismo para uso do porta-malas do carro Fox. Falhas nesse sistema teriam provocado lesões em proprietários e usuários do veículo (Vídeo Divulgação, Volkswagen)

     

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.