clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de dezembro de 2025
 

| 12/03/2008 | 20h51min

TRE cassa mandato de primeiro político catarinense por infidelidade partidária

Vereadora de Fraiburgo, no Meio-Oeste, trocou o PV pelo PPS em 2007

A vereadora Alzenira Sartori Dias, de Fraiburgo, no Meio-Oeste catarinense, foi a primeira política catarinense a ter o mandato cassado por infidelidade partidária. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi tomada nesta quarta-feira.

Alzenira deixou o PV no dia 7 de setembro de 2007 e filiou-se no PPS. Para o procurador regional eleitoral, Carlos Antonio Fernandes de Oliveira, a vereadora não conseguiu provar que houve justa causa para a desfiliação.

O relator do processo, desembargador João Eduardo Souza Varella, argumentou "que não há qualquer referência de que o partido anterior da vereadora tenha se desvirtuado de sua ideologia, ensejando justa causa para a troca de agremiação partidária."

A cassação tem como base o entendimento do Superior Tribunal Federal (STF), em outubro do ano passado, de que os mandatos pertencem ao partido e não ao candidato.
Com base nisso, ficou estabelecido a possibilidade de perda de mandato para os eleitos que trocaram de partido, sem justa causa, depois de 27 de março de 2007.

 

diario.com.br

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

    Grupo RBS

    Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.