clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 03/03/2008 | 20h35min

Encontrado corpo com tiros nas costas em acampamento das Farc

Subiu para 21 o número de mortos no ataque realizado no sábado passado por militares colombianos

O corpo de outro guerrilheiro, encontrado com vários tiros nas costas, eleva para 21 o número de mortos no ataque realizado no sábado passado por militares colombianos contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, informou um oficial do Exército.

O oficial equatoriano, que pediu para não ser identificado, contou em Nueva Loja, a capital da província de Sucumbíos, que o corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira a centenas de metros do acampamento, na corrente de um riacho e com vários disparos nas costas.

Ele disse que a vítima tentava fugir quando foi atingida por tiros dos soldados colombianos, que fizeram uma incursão em território do Equador, a três quilômetros da fronteira, no sábado passado, após fazerem um bombardeio aéreo do acampamento.

Os militares colombianos levaram ao país o corpo do porta-voz internacional das Farc, Luis Edgar Devia Silva, apelidado de Raúl Reyes, morto na operação, e o de Guillermo Enrique Torres, chamado de Julián Conrado, um ideólogo do grupo armado.

Após isso, os soldados colombianos deixaram os 19 corpos achados até agora e três guerrilheiras feridas, uma deles mexicana e estudante de Filosofia, que foram levadas a Quito, onde se recuperam no Hospital Militar da capital equatoriana.

Os 19 corpos, que foram transferidos da floresta até a cidade de Nueva Loja, são aguardados hoje em Quito, onde serão necropsiados e devem ser entregues a seus parentes. Caso contrário, serão enterrados no Equador.

No sábado as autoridades equatorianas divulgaram que 17 pessoas tinham morrido, mas domingo o presidente do Equador, Rafael Correa, elevou o número para vinte.

Hoje, o ministro da Defesa do Equador, Wellington Sandoval, disse que os mortos eram 21, mas não explicou como o número tinha aumentado.

 

EFE

 

José Jácome, EFE / EFE

Militares equatorianas observam os corpos de guerrilheiros das Farc em Angostura, no Equador

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.