clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
22 de dezembro de 2025
 

| 19/02/2008 | 06h38min

Espanha: renúncia de Fidel pode trazer reformas anunciadas

Governo espanhol esperava por esta decisão "há alguns meses", diz secretária espanhola

A Espanha avaliou nesta terça-feira a renúncia de Fidel Castro à presidência de Cuba, notícia que considerou de "grande impacto" e que poderia representar a materialização das reformas anunciadas nos últimos meses por seu irmão Raúl, a quem cedeu o poder há mais de um ano. Assim afirmou hoje a secretária de Estado espanhola para a Região Ibero-Americana, Trinidad Jiménez, após o anúncio da aposentadoria do líder cubano.

— O fato de que renuncie formalmente à presidência pode marcar o início de um momento no qual (Raúl) poderá assumir com maior capacidade, solidez e confiança esse processo de reformas do qual ele mesmo já falou, e que agora pode começar a se materializar — disse Trinidad.

Fidel assegurou que não aspirará e nem aceitará os cargos de presidente do Conselho de Estado e comandante-em-chefe de Cuba, em mensagem publicada hoje pelo diário oficial cubano Granma. Em declarações a uma emissora de rádio espanhola, a secretária de Estado disse se tratar de uma notícia importante e de grande impacto, mas que deve ser recebida com cautela.

Trinidad acrescentou que o governo espanhol esperava por esta decisão "há alguns meses". Ela indicou que o Executivo de José Luis Rodríguez Zapatero se mantém em contato permanente com a embaixada da Espanha em Havana.

 

EFE

 

AP / 

Uma das últimas fotos divulgadas de Fidel, no encontro com Lula em 15 de janeiro

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.