clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 28/01/2008 | 17h58min

Prefeitos mato-grossenses exigem que Inpe explique dado incorreto

Instituto admite erro na apuração de índices de desmatamento

Dezenove prefeitos de Mato Grosso vão enviar documento ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) exigindo explicações sobre o erro na apuração dos índices de desmatamento, em outubro de 2007, conforme admitiu o diretor-geral do órgão, Gilberto Câmara. A decisão será anunciada em reunião marcada para quarta-feira, em Cuiabá. Os prefeitos disseram que os municípios foram prejudicados com a repercussão mundial por serem classificados como "os vilões do desmatamento" na Amazônia.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, avalia que a imagem "negativa" do Estado poderá inviabilizar negócios com as exportações de produtos agrícolas para países de Europa, Ásia e Estados Unidos.

— Os prefeitos têm que saber se de fato ocorreu todo esse desmatamento em seus municípios para tomarmos providências — disse, informado que a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fazem uma fiscalização rigorosa para conter os desmatamentos.

A exemplo do governo de Mato Grosso, os prefeitos, cujos municípios aparecem no ranking do Inpe como os que tiveram mais desmatamento entre agosto e dezembro do ano passado, contestam os números.

— Estamos nos sentindo injustiçados por essa medida — lamenta a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso.

Em Marcelândia, município que foi apontada como o que mais desmatou nos últimos cinco meses de 2007, o prefeito Adalberto Navair Diamante admite que houve queimadas descontroladas, e não desmatamentos:

— Vamos fazer um levantamento detalhado da situação do município em parceria com organizações não-governamentais e institutos.

 

AE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.