clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 21/01/2008 | 17h58min

Europa vê risco menor de contágio por crise americana

Euro forte representa o vigor da economia européia, afirma ministro holandês

Ao chegarem para sua reunião regular em Bruxelas (Bélgica) nesta segunda-feira, alguns dos 15 ministros das Finanças dos países da zona do euro disseram que o risco de contágio de uma possível recessão nos Estados Unidos é menor hoje do que no passado porque economias como a da China e a da Índia continuam a crescer vigorosamente.

— Provavelmente os mercados avaliaram a situação nos EUA. Hoje, temos um dia muito especial e não deveríamos tirar conclusões exageradas ou permanentes. Estamos preocupados, no sentido de que temos de acompanhar o que está acontecendo a cada hora e tentar entender o que está acontecendo — disse o ministro espanhol, Pedro Solbes, referindo-se às quedas fortes sofridas pelas bolsas européias.

Para o ministro holandês, Wouter Bos, "os acontecimentos nos EUA ainda têm impacto na economia européia, mas muito, muito menos do que no passado.

— Vemos que a zona do euro tem negócios com muitos outros mercados no mundo, não só com os EUA. A China e a Índia têm influência crescente nos mercados mundiais, e eles continuam crescendo a um ritmo incrível.

O comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Européia, Joaquín Almunia, declarou que a economia da zona do euro não será afetada "diretamente" pela desaceleração nos EUA e que "no passado, nossas economias eram mais dependentes dos EUA".

— Espero que as medidas que o governo dos EUA e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderão adotar nos próximos dias possam reduzir o risco de uma recessão — acrescentou.

Segundo a ministra francesa, Christine Lagarde, as quedas sofridas hoje pelas bolsas européias seriam tema da reunião, em cuja agenda também estava a elaboração de uma mensagem comum sobre o câmbio, a ser levada à próxima reunião de ministros do G-7, dia 9 de fevereiro em Tóquio. Sobre isso, o ministro holandês Bos disse que a zona do euro deve manter a linha de que as cotações das moedas devem refletir os fundamentos econômicos.

— O euro forte representa o vigor da economia européia. Os fundamentos são bons — afirmou Bos.

A reunião prossegue amanhã, mas com a presença dos demais ministros das Finanças da União Européia, que reúne 27 países.

 

AE

 

Sebastião Moreira, EFE / 

Medo de recessão nos EUA fez a Bovespa despencar nesta segunda-feira

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.