clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 20/12/2007 | 18h59min

Marina Silva avalia encontro de Bali como positivo

Ministra entende que países emergentes não devem se basear no exemplo dos ricos

Apesar de terminar sem meta de redução na emissão de gases do efeito estufa para os países, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considerou positivo o resultado da 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, que terminou na semana passada em Bali. Segundo ela, a conferência trouxe avanços significativos na luta contra o aquecimento global.

— Foi uma discussão tensa, difícil, tivemos avanços significativos no mapa do caminho, que vai poder contar com a presença dos EUA. Ainda foi um compromisso tímido, mas algo importante aconteceu — disse, destacando ainda o compromisso dos países em desenvolvimento, como Índia, China e Brasil, de reduzirem as suas emissões: — Porque não podem advogar para si o direito de continuarem a fazer as suas emissões com o argumento de que os países ricos fizeram e agora temos o direito de continuar fazendo.

Segundo ela, este século será marcado pela discussão de como conciliar ambiente e desenvolvimento. A ministra também considerou positiva a repercussão dos números recentes, que mostram um aumento de 10% no desmatamento na Amazônia nos últimos três meses. Em 30 anos, 15% da floresta foi destruída sem que houvesse protesto. Ela disse que a reação com os dados recentes mostra que "a sociedade está acordando".

 

AE

 

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.