O secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, o holandês Yvo de Boer, anunciou nesta sexta-feira que o acordo final estará pronto por volta de meio-dia de amanhã, após toda uma noite de intensas negociações. De Boer disse nos corredores onde acontece a conferência, na ilha de Bali (Indonésia), que alguns detalhes ainda estão pendentes. Em relação à linguagem do texto, os Estados Unidos propõem uma redação que equipare ao máximo possível os compromissos dos países industrializados com os demais, afirmou o secretário.
— Estão ajudando, mas é um pouco de duplo jogo — declarou o holandês.
Poucas horas antes, o ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, comentou a um grupo de jornalistas que a proposta da União Européia (UE) será colocada como nota-pé. A UE quer que o documento final estabeleça a necessidade de os países industrializados reduzirem suas emissões de gases poluentes entre 25% e 40% em 2020 em relação aos níveis de
1990.
O acordo
final estava previsto para ser apresentado aos delegados às 8h (22h de Brasília desta sexta-feira). Se a previsão de De Boer for atingida, o texto final será aprovado por volta das 12h (2h de Brasília). Para essa hora, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou seu retorno a Bali para recolher o documento pactuado ou, só se for necessário, para sentar de novo com as delegações até que se consiga um pacto no qual caibam todos.
EFE
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.