clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 14/12/2007 | 17h51min

Países emergentes afirmam que foram ameaçados com sanções comerciais em Bali

G77 entende que aceitar limites de poluição prejudicaria desenvolvimento de alguns países

Países em desenvolvimento denunciaram nesta sexta-feira em Bali que foram ameaçados com sanções comerciais caso não aceitem reduzir suas emissões de dióxido de carbono, o que consideram inaceitável.

— Estivemos sob uma forte pressão para aceitar compromissos para aumentar o combate (à mudança climática) de uma forma injusta e que atrasaria o desenvolvimento de nossos países — disse o embaixador do Paquistão perante a Organização das Nações Unidas (ONU) e presidente do grupo de nações em desenvolvimento G77 e a China, Munir Akram.

Ele disse que nas conversas foi comunicado de que podia chegar à mesa de negociações tanto um acordo quanto sanções comerciais. Para Akram, aceitar limites de poluição prejudicaria o desenvolvimento e a competitividade de alguns países, em clara alusão a China e Índia.

— Os países industrializados tiveram 200 anos para trilhar um caminho de desenvolvimento econômico com o uso intensivo do carbono e, quando é nossa vez, nos dizem que não podemos fazê-lo — criticou.

O grupo o qual preside aposta em objetivos de redução de emissões "voluntários, nacionais e no contexto de seu desenvolvimento sustentável". Ele lembrou que a Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática diz claramente que a redução de emissões por parte dos países em desenvolvimento dependerá diretamente da "transferência de tecnologia, financiamento e ajuda ao desenvolvimento de capacidades" por parte das nações ricas.

Akram acredita que "ainda há divergências profundas" e anunciou que as negociações, que atrasam o encerramento da conferência, devem se prolongar durante várias horas ainda. O presidente do G77 antecipou que o texto final que sair de Bali "conterá pouca ciência", o que indicaria que não inclui o objetivo de que os países desenvolvidos devem reduzir suas emissões de gases poluentes entre 25% e 40% até 2020, como exige a União Européia e como é rejeitado por Estados Unidos, Canadá e Japão.

 

EFE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.