clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 14/12/2007 | 06h58min

Argentina e Austrália tentam desbloquear a negociação em Bali

Acordos estão sendo barrados por Estados Unidos, Canadá e Japão

Argentina e Austrália lideram um pequeno grupo de países encarregados de apresentar, nas próximas horas, um documento que destrave a negociação na Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, na ilha indonésia de Bali.

A União Européia quer que o texto final estabeleça uma redução de 25 a 40% das emissões de carbono por parte dos países industrializados. Mas Estados Unidos, Canadá e Japão se opõem a metas obrigatórias.

O impasse bloqueou as negociações na Convenção das Partes das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC, sigla em inglês). A organização é formada por cerca de 200 países e toma as suas decisões por unanimidade.

O presidente da conferência, o ministro indonésio Rajmat Witoelar, estabeleceu um grupo de trabalho reduzido, formado por cerca de 20 países e liderado pela Argentina e Austrália. Esta tarde, eles deverão apresentar um preâmbulo do texto que será aprovado.

— Argentina e Austrália dirigem um grupo informal que tem que chegar a um entendimento sobre como formular o preâmbulo, as considerações que devem ser incluídas e a terminologia a ser utilizada para descrever o aumento de compromisso dos países no contexto da agenda — disse hoje o secretário-executivo da UNFCCC, Ivo de Boer.

 

EFE

 

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.