clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 13/12/2007 | 12h01min

Al Gore acusa EUA de frear negociações em Bali

Delegação americana se mantém firme em sua negativa a falar sobre redução de emissões

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007, Al Gore, acusou hoje Washington de ser o principal obstáculo ao avanço das conversas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Bali. Ele defendeu a adoção de reduções específicas e obrigatórias de emissões de gases poluentes e a antecipação em dois anos, para 2010, do novo acordo sobre mudança climática que começará a ser negociado em 2008.

— Devemos sair daqui com um mandato claro — afirmou Gore em entrevista coletiva, na qual também previu que Washington mudará de postura após as eleições de 2008.

Ao contrário da opinião de Gore, a delegação dos Estados Unidos que participa da reunião se mantém firme em sua negativa a falar de números sobre a redução de emissões de gases poluentes e propõe um acordo "flexível" que inclua todos os países e metas gerais a médio e longo prazo.

— Não posso prometer que quem for eleito (nas eleições de 2008) defenderá minhas posturas, mas é muito provável que assim seja — afirmou.

O discurso de Gore foi cheio de referências a líderes mundiais históricos, como Mahatma Gandhi, Winston Churchill e Abraham Lincoln, e clássicos da literatura, como Charles Dickens e George Orwell. Gore qualificou o aquecimento global de "urgência planetária" e afirmou que corresponde a esta geração, e não à próxima, lutar contra o problema, porque tem o "imperativo moral" de fazê-lo.

— Os cientistas alertaram do que iria acontecer, e, mesmo assim, os responsáveis políticos fizeram caso omisso — afirmou Gore, que comparou esta atitude com a que a Europa adotou com a chegada ao poder de Adolf Hitler.

— Não podemos retroceder, já é tarde demais — ressaltou.

 

EFE

 

Divulgação / 

Gore recebeu neste ano o Prêmio Nobel da Paz de 2007

Blog do enviado especial

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.