O ex-vice-presidente americano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007, Al Gore, chegou hoje à ilha de Bali para promover a luta contra a mudança climática, enquanto a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática ameaça entrar em colapso.
Espera-se que Gore proporcione um impulso decisivo às negociações para que os obstáculos sejam superados antes de seu término, na sexta-feira. O secretário-executivo da conferência, Yvo de Boer, disse, antes da chegada de Gore à ilha, que estava "muito preocupado" com o ritmo das negociações. Também afirmou que o processo podia ser derrubado "como um castelo de cartas de baralho".
De Boer ressaltou que continuam as posturas divergentes entre Estados Unidos, União Européia e os países em desenvolvimento.
- Estamos em uma situação de tudo ou nada - disse De Boer, que deu um prazo até meio-dia de amanhã para chegar a um acordo com os representantes de algumas das 190 nações que se reúnem em Bali desde
o dia 3.
Gore, que ganhou o Nobel
da Paz deste ano, compartilhado com o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU, advertiu na quarta-feira, em Copenhague, que a reunião de Bali era a oportunidade para adotar um compromisso moral coletivo.
- Devemos abandonar a idéia de que ações individuais, isoladas, privadas são a resposta. Não é um desafio para o "eu", é grande demais, é um desafio para o "nós" - disse.
EFE
Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.