clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 12/12/2007 | 17h54min

Proposta de fundo para preservação da Amazônia é criticada em Bali

ONGs dizem que plano ainda precisa de ajustes para se adequar à realidade do mercado

O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira, em Bali, a criação do Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia Brasileira durante a 13ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-13). A proposta é a mesma que o país tentou emplacar nas negociações internacionais, mas não recebeu muito apoio: um fundo voluntário para financiar a redução do desmatamento, baseado no histórico de redução alcançada e não no estabelecimento de metas.

Uma das críticas, feita por organizações não-governamentais (ONGs), é o fato do fundo ser baseado em contribuições voluntárias, o que poderia significar a captação de recursos aquém dos valores necessários para a preservação da floresta. O coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável da WWF, Mauro Armelin, disse que o fundo precisa se adequar a algumas realidades do mercado.

— A proposta brasileira mostra uma via para a colaboração dos países desenvolvidos com os países "florestais" na redução do desmatamento, porém é importante lembrar que a via do mercado, representado pelos créditos de carbono, também representa uma série de vantagens — apontou.

Na avaliação do coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, a proposta do fundo é positiva, mas talvez não consiga atrair recursos com a urgência que o problema do desmatamento demanda:

— Qualquer solução que a gente encontre para combater o desmatamento e fortalecer a governança, precisa ser muito rápida, porque o mercado está voltando, o "leão do desmatamento" está com fome outra vez, o preço da soja e da carne estão subindo e está compensando desmatar de novo.

Outro contraponto apresentado por representantes das ONGs é que o diploma que os colaboradores do fundo irão receber para comprovar a doação pode desestimular ações unilaterais de redução de emissões. Com o diploma em mãos, uma empresa deixaria de adotar medidas internas para reduzir suas emissões, por exemplo.

 

AGÊNCIA BRASIL

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.