clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 12/12/2007 | 12h55min

EUA querem acordo "flexível" em Bali

Declaração de secretária americana na Conferência sobre Mudança Climática alega a necessidade de viabilidade de um acordo

Os Estados Unidos afirmaram hoje que o acordo negociado na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, realizada na ilha indonésia de Bali, deve ser "flexível", para que possa incluir todos os países.

- Um acordo pós-2012 tem que ser efetivo sobre o meio ambiente e economicamente sustentável, além de flexível, afirmou a subsecretária americana de Estado para a Democracia e os Assuntos Globais, Paula Dobriansky, chefe da delegação americana em Bali.

Dobriansky disse que um texto sem flexibilidade não conseguiria atrair a participação global e acomodar as várias circunstâncias nacionais, e opinou que "um enfoque no qual só alguns poucos se comprometam a atuar não pode ser efetivo".

- As emissões de gases poluentes são globais e as soluções também devem ser, para se tornarem efetivas. Queremos que as principais economias do mundo, incluindo os Estados Unidos, sejam parte de um acordo mundial - afirmou Dobriansky.

Quanto ao estabelecimento de limites de emissões, a subsecretária se mostrou a favor de um acordo que contenha um objetivo global de redução dos níveis e planos nacionais que estabeleçam objetivos a médio prazo. A chefe da delegação americana considerou importante atuar contra o desmatamento e mostrou a disposição de seu país em colaborar no desenvolvimento de tecnologias, como os biocombustíveis de segunda geração, e na transferência destas para os países em vias de desenvolvimento.

Quanto ao financiamento do combate e adaptação à mudança climática, Dobriansky disse que o presidente dos EUA, George W. Bush, propôs um novo fundo internacional para o uso de fontes de energia limpas. Também destacou a adesão dos EUA à proposta da União Européia (UE) para eliminar tarifas e outras barreiras que limitam o comércio de produtos e serviços ambientais.

- Esperamos que o fim de 2007 marque um novo começo: o lançamento de uma nova fase de diplomacia do clima que nos ponha no caminho de um acordo efetivo para o meio ambiente e economicamente sustentável para depois de 2012 - afirmou Dobriansky.

Entre os dias 3 e 14 de dezembro, representantes de 190 países debatem em Bali as bases das negociações que serão desenvolvidas entre 2008 e 2009 para o estabelecimento de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kioto, que vence em 2012.

 

EFE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.