clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de abril de 2024

Casos Especiais

Idosos, enfermos, mulheres grávidas e portadores de necessidades especiais têm prioridade na hora da votação

Prioridades na Hora do Voto
Para idosos, enfermos, mulheres grávidas e portadores de necessidades especiais.

Também não precisam entrar em filas
Funcionários de serviços essenciais de utilidade pública que estiverem de plantão no dia da eleição, além de médicos, enfermeiros, bombeiros e policiais em serviço.

Portadores de Deficiência Visual
A urna eletrônica conta com identificação numérica em Braile em cada uma das teclas para facilitar a votação do eleitor com deficiência visual. Após cada toque, um breve sinal sonoro é emitido. Ao término de toda a votação, escuta-se um sinal mais longo.

Portadores de Necessidades Especiais
Para realizar a votação, o eleitor portador de necessidades especiais pode contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, mesmo sem ter requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. A autorização deve ser dada pelo presidente da mesa receptora de votos. Esse ajudante, porém, não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.

Seções Adaptadas
Ao fazer cadastro na zona eleitoral, os portadores de necessidades especiais são encaminhados a seções adaptadas. Se, por algum motivo, não for obtido acesso à seção eleitoral para a qual foram indicados, podem justificar a ausência.

Digital
Quem, por algum motivo, não puder assinar, deixará a impressão digital de seu polegar direito na folha de votação. Caso isso também não seja possível, o eleitor pode justificar sua ausência no pleito, apresentando atestado médico até 60 dias após a data do pleito.

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.