clicRBS
Nova busca - outros
 

Diário de Santa Maria

01/05/2010 | N° 2487AlertaVoltar para a edição de hoje

ARTIGO

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é um problema de todos, mas, principalmente, das partes envolvidas, pois os jovens iniciam desde cedo a relação sexual sem se preocupar com os métodos anticonceptivos. A falta de educação sexual nos educandários e nos lares de nosso cotidiano contribui de certa forma para isso.

A cada dia que passa, podemos observar um grande número de jovens grávidas, sendo que estão engravidando cada vez mais cedo. Uma gravidez indesejada na adolescência significa, muitas vezes, para o jovem, a perda de oportunidade nos estudos e no mundo do trabalho, além de acarretar vários problemas físicos e psicológicos para ela. Outros problemas podem vir a acarretar e afetar a vida dos jovens.

Apesar de todo o trabalho realizado para conscientização dos jovens para esse problema, que podemos considerar como social, muitas famílias não tomaram conhecimento de que é importante um diálogo dentro do núcleo familiar, sendo que cada vez mais pais e filhos estão se distanciando, individualizando-se nas suas ações do cotidiano. Sabemos que muitas vezes temos de ter sigilo nas coisas, e que muitas vezes tiramos nossas dúvidas com pessoas de fora de nosso núcleo familiar, mas devemos destruir as barreiras e confiar mais nos nossos familiares.

O jovem está se tornando mais ousado em suas atitudes, não buscando a prevenção – no caso, não usando métodos anticonceptivos em suas relações sexuais. Usando métodos eficazes, o jovem pode se prevenir contra as terríveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que, muitas vezes, assolam grande parte da população.

Vejam que estamos vivendo uma grande modernidade, uma transformação de nossa juventude. Não sei se existia antes, mas agora algo está se disseminando por todos os cantos do nosso dia a dia. Trata-se da pulseira do sexo, sendo que cada cor representa algo ou um favor sexual para o adolescente, que deve ser pago para quem arranca uma determinada cor de pulseira. Um jogo perigoso, que pode acarretar em muitas consequências para o cotidiano da família e do jovem, sendo que esse adereço se espalhou por todos os educandários de ensino.

Bom! Numa simples informação de rotina, foi destacada outra descoberta de nosso cotidiano, a pulseira do sexo. Por isso, antes de fazer algo para si ou para seu corpo, busque informações, previna-se.

Assistente social

em Pinhal Grande

ROBSON LIBERALESSO PEREIRA

Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.