clicRBS
Nova busca - outros
 

Diário de Santa Maria

09/02/2010 | N° 2416AlertaVoltar para a edição de hoje

SOLIDARIEDADE

Quando a asma pode matar?

As explicações para a morte do advogado Wayne Kirchoff de Melo, no sábado, podem ser inúmeras. A mais provável, segundo especialistas, é a excitação do noivo minutos antes de subir ao altar. No entanto, o médico pneumologista Júlio Sarturi explica que, embora apenas 5% dos casos do Brasil acabem em morte, as razões variam dependendo do organismo.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias inferiores. Sem acompanhamento, em um estágio final, o organismo fica sem oxigênio, causando insuficiência respiratória seguida de parada cardíaca.

– A crise asmática acontece por fatores como alterações climáticas, contato com mofo, poeira. Cada um tem sua predisposição – explica Sarturi.

Embora não tenha conhecimento da saúde de Wayne antes de ele morrer, o médico acha que possa ter havido algum descuido. Ele diz que quem tem asma deve ter acompanhamento médico, evitar fatores que desencadeiam crises e manter a medicação como estabelecido no tratamento.


Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.