clicRBS
Nova busca - outros
 

Diário de Santa Maria

24/04/2014 | N° 11978

PARALISAÇÃO

Começa greve nos bancos

Bancários aderiram ao movimento. Algumas agências podem fechar a partir de hoje

A greve dos bancários está marcada para começar hoje e, de acordo com a previsão do sindicato, algumas agências devem estar fechadas na cidade e na região a partir desta manhã. A decisão de manter a agência fechada não é do sindicato, mas de cada banco, que avalia as suas possibilidades de atendimento, quando os funcionários começam a aderir à paralisação. Os clientes podem recorrer aos serviços de autoatendimento e aos correspondentes bancários para não atrasar contas e receber benefícios – confira no quadro como driblar a falta dos bancos.

As negociações entre sindicatos de bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não chegou a acordo. Por isso, a categoria aprovou, na quarta-feira passada, a greve nacional a partir de hoje. Para um dos coordenadores do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión, a greve deste ano deve ter adesão semelhante à dos últimos dissídios:

– A greve deve ser forte principalmente nos bancos públicos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul. O nosso objetivo não é atrapalhar a sociedade, que encontra alternativas para os serviços, mas afetar os bancos, já que eles deixam de fechar negócios.

Os bancários pedem 10,25% de reajuste salarial, melhores condições de segurança no ambiente de trabalho, planos de cargos e salários para toda a categoria, mais contratações e menos demissões, combate ao assédio moral e às metas abusivas, entre outras reivindicações. Na última quarta-feira, a greve foi aprovada por tempo indeterminado. No ano passado, a paralisação da categoria durou quase três semanas e foi a mais longa dos últimos 20 anos.


Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.