Quando o assunto é pressão alta, Florianópolis pode ser considerada uma capital razoavelmente saudável. A cidade é a 16ª em número de hipertensos entre as capitais brasileiras e a última da região Sul. Mesmo assim, todo o cuidado é pouco, já que o problema é um dos principais responsáveis por doenças cardiovasculares. Essas enfermidades são os maiores causadores de morte no mundo. Para orientar e promover mudanças de hábitos, hoje é o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão.
Derrame, infarto e morte súbita são responsáveis por 33% das mortes no mundo, na frente de todos os outros problemas de saúde, da violência e dos acidentes. A pressão alta está ligada a 80% dos casos de derrames e 40% de infartos.
Como a hipertensão não tem sintomas, metade dos doentes nem sabe que sofre do mal. Além disso, muitos hipertensos interrompem o tratamento, sendo que o uso de medicamentos para controlar a pressão sangüínea deve ser contínuo e
diário.
O presidente da Sociedade Brasileira de
Cardiologia em Santa Catarina (SBC-SC), Harry Correa Filho, diz que entre 25% e 30% da população hipertensa dos países desenvolvidos é bem tratada e medicada. No Brasil, onde 30% dos habitantes adultos apresentam a doença, esse número é inferior a 10%.
Uma dica é prestar atenção em sintomas de males que podem ser conseqüências da pressão alta. Rodrigo Scolari, cardiologista do Hospital de Caridade, enumera alguns: perda das funções renais, alterações oftalmológicas (como enxergar embaçado), dores de cabeça e palpitação.
Predisposição familiar é um dos principais fatores de risco
Alimentação gordurosa, sedentarismo e tabagismo propiciam a elevação da pressão. Mas o presidente da SBC-SC diz que, dificilmente, a doença aparece sem antecedentes.
Com o avô e dois primos que morreram em decorrência de derrame - nos três casos, associado à pressão alta - , a enfermeira aposentada Edi Terezinha Pereira, de 70 anos, não
descuida da saúde. Além de caminhar todos os dias, ela ingere
pouco sal e evita carne.
- Comprei até uma aparelho para medir pressão em casa - contou Edi.
E para reforçar a importância da prevenção, Edi, que tem pressão considerada normal, (12x7), realizou há duas semanas um eletrocardiograma (exame no qual a atividade do coração é verificada) e uma angiocoronariografia (que verifica obstruções nas artérias coronárias).
| Como se prevenir |
| Controlar o peso |
| O índice de massa corporal (peso da pessoa dividido pela altura ao quadrado) deve ser menor do que 25 |
| Praticar atividades físicas |
| Pessoas sedentárias têm 30% mais chance de desenvolver hipertensão do que pessoas que praticam atividades esportivas. Deve-se realizar exercícios (como a caminhada) de três a cinco vezes por semana. No mínimo 30 minutos |
| Controlar o colesterol |
| Evitar as gorduras trans (presente em bolachas, sorvetes e salgadinhos de pacote, por exemplo) e saturadas (em carnes gordas e derivados do leite) |
| Evitar o sal |
| Enquanto a média de sal recomendada pelos médicos é de 6g (o equivalente a quatro colheres de chá) por dia, os brasileiros consomem 12g. Deve-se tirar o saleiro da mesa nas horas das refeições e utilizar temperos como ervas e limão |
| Comer bem |
| Consumir de três a cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia |
| Não fumar |
| O cigarro contém substâncias que provocam o enrijecimento das paredes dos vasos sangüíneos |
| Para o seu filho ler |
| Quando as pessoas comem, as células do organismo transportam a energia dos alimentos até os órgãos por meio dos vasos sangüíneos. Os vasos são como o encanamento de uma casa. |
| Quando o coração envia o sangue para os órgãos com uma força maior do que a normal, ocorre a hipertensão. Essa força maior do que o planejado sobrecarrega os vasos sangüíneos, que podem se romper, causando um aneurisma (se o vaso for no cérebro) ou infarto (se for no coração). |
Grupo RBSDúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2007 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.