Menos de quatro meses depois de ter se submetido a uma complexa cirurgia de quase 18 horas para retirada de tumores abdominais, o vice-presidente da República, José Alencar, 77, passou ontem por um novo exame que detectou a recorrência do câncer.
José Alencar deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pela manhã, para fazer um acompanhamento pós-cirúrgico. Passou por uma série de exames que revelaram novos focos de sarcoma na cavidade abdominal. Segundo nota divulgada pelo hospital, a equipe médica que o assiste está replanejando o tratamento. José Alencar deixou o hospital no final de tarde.
Após a cirurgia do dia 25 de janeiro, quando foi extraído um tumor principal, de 10 centímetros a 12 centímetros, e outros oito menores, na região posterior do abdômen (retroperitônio), o vice-presidente passou por uma sessão de quimioterapia hipertérmica – por meio de um cateter onde foi injetada uma solução quimioterápica, aquecida a 40ºC, para atuar nos tumores
microscópicos. Outros três
cateteres fizeram a aspiração, promovendo uma lavagem.
Durante esta cirurgia, foi retirada uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e dois terços do ureter, que estavam comprometidas pelo câncer. O ureter foi reconstruído com uma parte do intestino delgado.
Há anos, José Alencar enfrenta o câncer. Ele descobriu os primeiros tumores em 1997. O rim direito e dois terços do estômago foram retirados.
Cinco anos depois, foi removido um tumor na próstata. Em julho de 2006, um tumor maligno apareceu no abdômen. Apesar de removido, o foco reapareceu quatro meses depois. Em 2007, o vice-presidente foi operado outra vez. Um ano depois, o sarcoma voltou.
Em entrevista ao Jornal Nacional, Alencar disse que não existe motivo para desespero e está pronto para enfrentar uma nova fase de tratamento da doença.
Grupo RBSDúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2007 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.