Buscar

canal rural

9 de fevereiro de 2010
 

Agricultura | 06/11/2009 | 10h09min

Ministério da Agricultura cria selo único para produtos orgânicos

Exceção da obrigatoriedade vale para alimentos da agricultura familiar

Atualizada às 10h56min

O Ministério da Agricultura instituiu o selo único oficial para os produtos orgânicos. O selo só pode ser usado nos orgânicos produzidos em unidades credenciadas pelo ministério. A instrução normativa foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta, dia 6.

A exceção da obrigatoriedade de certificação dos orgânicos vale para os produtos da agricultura familiar, que podem ser vendidos diretamente aos consumidores, desde que os agricultores estejam vinculados a uma organização de controle social (OCS).

O selo de certificação serve para dar ao consumidor a certeza de estar levando para casa um produto sem contaminação química. Os orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas, o que os torna mais saudáveis.

A agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservando a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. O agricultor orgânico se preocupa com a preservação do meio ambiente e não cultiva produtos transgênicos porque não quer arriscar a diversidade de variedades existentes na natureza.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o selo só é conferido após rigorosos exames de controle de qualidade de solo, da água e reciclagem de matéria orgânica.

 

AGÊNCIA BRASIL

 

 

 

Comente esta matéria

 

Notícias Relacionadas

Confira no canalrural.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

 

Gráficos

Cortes bovinos

Os principais cortes de carne bovina

Cortes suínos

Os principais cortes de carne suína

Cortes de frango

Os principais cortes de frango

programação

Estúdio Rural

Terça a
quinta, às
9h30 e 15h
.

Rural Meio-Dia

Segunda a sexta, das 12h às 13h


Campos Opostos

Sábado, 19h; segunda, 9h30


Campo Online

Segunda a sexta, às 20h30


Agrocapitais

Segunda a sexta, às 8h


Pecuári@TV

Segunda a sexta, às 20h45


Criadores

Dom, 11h30 e 21h; qui, 10h e 15h30
.

Grandes Fazendas

Dom, 10h, ter, 10h, e sex, 10h30

Agrótikos

Sáb dom, 10h30; dom, 20h; ter, 15h30; qua, 10h

Canto a Canto

Domingo, às 12h, e quinta, às 10h30

Mundo 4 X 4

Domingo, 8h30, e segunda, 10h30

Divulgação

No Alto da Serra

Segunda a sexta, às 16h30min

Grupo RBSFale Conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.