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27 de abril de 2017
 

Agricultura | 03/08/2009 | 18h53min

Rede de supermercados lança projeto de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros

Grupo Pão de Açúcar firmou parceria com produtores rurais

Núria Saldanha, São Paulo | SPAtualizada às 20h09min

O Grupo Pão de Açúcar está lançando um projeto de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros em parceria com produtores rurais. A empresa investiu R$ 3 milhões para garantir a sustentabilidade dos produtos in natura e criou um site com informações de frutas, legumes e verduras, desde o campo até as lojas.

Os talhões das bananeiras são localizados por GPS, e os tratos culturais realizados todos os dias na propridade do seu Carlos Fava são anotados em uma caderneta de campo. A fazenda de 60 hectares de banana localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo, integra um projeto lançado nesta segunda, dia 3, pelo grupo Pão de Açúcar. Um grande volume de nformações sobre produtos agrícolas foi reunido em um site que a rede de supermercados criou em parceria com agricultores, em um programa de rastreabilidade que disponibiliza aos consumidores dados sobre o que estão comprando.

– O objetivo é promover a qualidade e criar identidade de um produto que não dispunha. A cada notícia sobre agrotóxicos a gente sente aqui no varejo como as coisas mudam... é qualidade de consumo – afirma Leonardo Myao, diretor comercial de frutas, legumes e verduras.

Através do programa Qualidade de Origem, o consumidor vai ser informado sobre todas as etapas da produção de legumes, verduras e frutas. Do preparo do solo à quantidade de agrotóxico utilizada, vai ser possível saber exatamente tudo o que acontece com cada cacho de banana desde que sai do campo, até chegar na gôndola do supermercado e estar disponível para a compra. Através de um selo será possível conhecer toda a história do produto. Detalhes de uma cadeia produtiva que só imaginávamos conhecer num futuro distante, mas que já fazem parte do dia-a-dia de um grupo de produtores rurais que enxergam lá na frente.
 
– A gente começa a ter um diferencial e se a gente quiser crescer no mercado tem que acompanhar – diz o fruticultor Carlos Fava.
 
Produtor de tomate na região Sudoeste de São Paulo, Rafael Proença da Silva mostra com orgulho o fruto do trabalho dele no supermercado. De olho no futuro dos hortifrutigranjeiros, o agricultor instituiu o uso responsável de agrotóxicos como norma na propriedade há 15 anos. Um capricho que agora pode ser consultado por todos aqueles que compram o produto.

– Só vai ser bom pra gente. São 15 anos buscando segurança.

O programa de qualidade vem mudando também os hábitos dos trabalhadores do campo. Como os dados sobre os tratos culturais agora precisam ser detalhados e se tornam públicos, o funcionário entende que tem uma importante contribuição no processo e se dedica mais.
 
– Ele passa a se sentir mais importante na cadeia produtiva. A responsabilidade social aumentou também na propriedade – afirma o agrônomo Evaristo de Castro.

Os produtores que mais se destacarem dentro do programa vão ganhar participação no mercado, garantindo uma cota maior de venda para a rede de supermercados que compra diariamente 3 mil toneladas de hortifrutigranjeiros em todo o país. Produtores rurais e varejo agregam qualidade para vender mais, e o consumidor agradece.

– Eu acho ótimo se tiver bem em relação à saúde – confirma a corretora Adelina Sciammarella.
 
Para ter informações sobre produtos agrícolas adquiridos na rede Pão de Açúcar basta acessar o site www.qualidadedesdeaorigem.com.br e informar o código do produto.

 

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