Foto: Divulgação |
![]() |
Wilco, MGMT, Hole e Smashing Pumpkins também vão lançar novas músicas para o Record Store Day, que defende a permanência das lojas de disco independentes pelo mundo. O material chegará ao mercado dia 17 de abril.
Wilco: liberou um deluxe box do álbum ao vivo Kicking Television (2005) com quatro LPs, oito faixas extras e um CD. Serão apenas mil cópias.
MGMT: lançará a música Siberian Breaks, de 12 minutos, que está em Congratulations, em vinil 12″.
Hole: terá uma versão de Skinny Little Bitch e uma faixa inédita do novo álbum Nobody’s Daughter em vinil branco 10″.
Smashing Pumpkins: lança ainda hoje, no site da Amoeba Records, o download da nova música Astral Planes para antecipar o show da banda na loja neste final de semana.
Mais: Beastie Boys (vinil com faixas do próximo álbum, Hot Sauce Committee Pt. 1), Bruce Springsteen, Buddy Guy, Built To Spill, Charlotte Gainsburg, Coco Rosie, Devo, Elvis Costello, Flaming Lips, Fucked Up, Goldfrapp, Gorillaz, Infected Mushroom, Jeff Beck, Joan Baez, Julian Casablancas, La Roux, LCD Sound System, Modest Mouse, Muse, Nada Surf, Of Montreal, Pantera, Passion Pit, Pavement, Peter Gabriel, Queens of the Stone Age, R.E.M., Ramones, Sonic Youth, Soundgarden, The Cribs, Them Crooked Vultures, Tom Waits, TV on the Radio, Weezer, Yeah Yeah Yeahs também farão lançamentos.
Beatles, The Doors, Elvis Presley, Jimi Hendrix, Joe Strummer & The Mescaleros, John Lennon, Joy Division, Sex Pistols e Velvet Underground terão singles de edição limitada colocados à venda.
Você já leu no Volume que Rolling Stones e Blur também lançarão material inédito para o Record Store Day. Veja a lista completa de lançamentos (e morra querendo tudo) aqui.
Josh Homme foi "eleito" embaixador da causa:
O Record Store Day, pasmem, foi concebido por Chris Brown. Entenda aqui.
>>>>> Leia o que já foi publicado no Volume sobre as bandas citadas fazendo uma busca no campo ao lado.
Capa do novo disco do STPFoto: Divulgação |
![]() |
Não sei se Stone Temple Pilots ainda faz algum sentido para você (ou se algum dia fez)... o fato é que a banda de Scott Weiland voltou e acaba de liberar uma nova música, Between the Lines.
Stone Temple Pilots - Between The Lines by Atlantic Records
Absolutamente Nirvana, certo? Naaaaaaaada de novo. Nada. E também nada muito diferente do que Weiland fez em Velvet Revolver (do qual saiu em abril do ano passado). Mas ok, STP criou a ótima Plush então, por mim, estão perdoados.
Between the Lines estará no novo disco da banda, chamado simplesmente Stone Temple Pilots. Sai no dia 25 de maio. A ilustração da capa (acima) foi criada por Shepard Fairey, mestre da arte de rua, ativista político e crítico do capitalismo que assombrou megalópoles a partir do fim dos anos 80 - e que, hoje, é condenado pela nova geração das artes visuais por se tornar o que ele tanto criticava: um mercantilista das artes. Pra quem não lembra, Fairey criou aquele famoso pôster da campanha de Barack Obama à presidência... e esse está MUITO longe de ser o trabalho mais legal do cara. Leitura recomendada: Obey: Supply and Demand, The Art of Shepard Fairey.
Então é isso... a 90s-nostalgia segue com Weiland e cia. após as voltas de Soundgarden, Pavement, Jane’s Addiction, Alice in Chains, Hole (que neste finde tocou no SXSW e, segundo Courtney Love, foi o pior show dela EVER) e a longa caminhada de Pearl Jam. Quem será o próximo? 4 Non Blondes?
>>>>> Mark Arm detona a volta do grunge
Foto: Reprodução |
![]() |
A esperada volta do Pavement aos palcos será precedida pelo lançamento da compilação Quarantine The Past: The Best Of Pavement em vinil e CD nos dias 08 (Reino Unido) e 09 de março (EUA, reserve aqui). O primeiro show deles desde 1999 rola no dia 10, em Auckland, Nova Zelândia. A turnê segue até 24 de setembro, dia da última das quatro aguardadíssimas apresentações no Central Park, em Nova York.
Buenas... melhor seria um álbum inédito, né? Ahan… Pelo menos a Matador disse que a coletânea terá um espectro variado de músicas, incluindo raridades do início da banda.
A lista das 23 faixas não foi divulgada. É que o selo lançou um concurso mundial para que os fãs descubram o tracklist. O vencedor (aquele que acertar toda lista de músicas ou que selecionar o set mais próximo ao verdadeiro) ganhará duas passagens até NY e tkts para ver um dos shows no Central Park, além da discografia em vinil. Holy shit! Há outros prêmios para vencedores secundários. Participe abaixo:
A única música divulgada foi Gold Soundz, de Crooked Rain, Crooked Rain. Mas o selo deu uma pista: três faixas são da fase pré-Matador. O concurso rol até o dia 19 de janeiro. Ouça Gold Soundz
>>>>> Mais Pavement
Primal Scream, Pixies, Joy Division, Stereolab, Belle & Sebastian, Kraftwerk, Chemical Brothers e SpiritualizedFoto: Reprodução, Littlepixel |
![]() |
Alguns designers estão fazendo versões vintage para capas de álbuns. As inspiradas em paperback (livros de bolso; capa mole) da Pelican e da Penguin, famosas nos anos 60 e 70, são as mais legais (acima). Elas foram publicadas no Flickr do Littlepixel. A boa dica foi do Diego de Godoy (dgdgd).
Dei uma pesquisada e percebi que a remixagem retrô de capas virou meio febre mesmo. O designer Logan Walters renovará todos os 21 discos do Wu-Tang Clan. O lance não é um projeto oficial da banda, no entanto.
Já o Illuminationink criou versões modernistas para álbuns de Mogwai, Beck, Tortoise, Beta Band, Pavement, Frank Zappa, Stereolab, Miles Davis, R.E.M., Depeche Mode, Lou Reed, Pink Floyd, Bob Dylan, Moby, Blondie, Radiohead, Beatles...
E há algum tempo, os “cover mashups” também vem mobilizando cinéfilos. O designer Spacesick criou capas de livros (também no estilo Pelican) para alguns filmes. É um lance muito conceitual. Confere.
Já M.S. Corley redesenhou as capas dos livros Harry Potter.
Foto: Reprodução |
![]() |
O Sonic Youth lançou hoje no site da Matador uma música do novo álbum, The Eternal, que sai dia 8 de junho na Europa e um dia depois na América do Norte.
Sacred Trickster é curta e urgente. Tem DNA do SY, vocal de Kim Gordon e faz referência aos artistas Yves Klein e Noise Nomads. O selo informou que a faixa é uma espécie de prévia do que está por vir em The Eternal. O disco terá 12 faixas e a participação de Mark Ibold (ex-Pavement) no baixo.
A banda já marcou shows no festival No Fun, em Nova York, no dia 16 de maio, e no ATP Nightmare Before Christmas, que rola de 4 a 6 de dezembro, também nos Estados Unidos, sob curadoria de My Bloody Valentine. Ouça Sacred Trickster
>>>>> Leia mais sobre Sonic Youth
Plant, Alison Krauss e o produtor T Bone BurnettFoto: agência EFE |
![]() |
A dupla Robert Plant e Alison Krauss ganhou cinco prêmios na 51ª edição do Grammy, ontem, em Los Angeles. O vocalista do Led Zeppelin e a cantora de bluegrass lançaram Raising sand em 2007 e levaram os troféus de álbum do ano, gravação do ano (Please read the letter), melhor colaboração pop com vocais (Rich woman), melhor colaboração country com vocais (Killing the blues) e melhor álbum de folk contemporâneo (Raising sand).
O Coldplay venceu nas categorias canção do ano, melhor performance pop em dupla ou grupo com vocais, e melhor álbum de rock, com Viva la vida or death and all his friends.
Enquanto Radiohead conquistou as categorias melhor álbum alternativo e melhor pacote ou caixa em edição limitada, por In rainbows (2007), Adele levou os prêmios de artista revelação e de melhor performance vocal feminina, com Chasing pavements. Já Duffy ficou com o troféu de melhor álbum vocal pop.
Gilberto Gil, único brasileiro entre os indicados, não levou o prêmio de melhor álbum de world music.
Shows
Durante a cerimônia de três horas e meia, tocaram U2 (Get on your boots), Paul McCartney ao lado de Dave Grohl (I saw her standing there), e M.I.A. Jay-Z, Lil Wayne, TI e Kanye West juntos, entre outros.
Os vencedores das principais categorias:
Gravação do Ano: "Please read the letter", de Robert Plant e Alison Krauss
Álbum do ano: "Raising Sand", de Robert Plant e Alison Krauss
Canção do ano: "Viva la Vida", de Coldplay
Artista revelação: Adele
Performance vocal pop feminina: "Chasing Pavements", de Adele
Performance vocal pop masculina: "Say", de John Mayer
Performance pop de dupla ou grupo com vocais: "Viva la vida", de Coldplay
Colaboração pop com vocais: "Rich Woman", de Robert Plant e Alison Krauss
Performance instrumental pop: "I Dreamed There Was No War", de The Eagles
Álbum pop instrumental: "Gingue All The Way", de Béla Fleck and The Fleckstones
Álbum pop com vocal: "Rockferry", de Duffy
Gravação de dance: "Harder Better Faster Stronger", de Daft Punk
Álbum de eletrônico/dance: "Alive 2007", de Daft Punk
Álbum pop tradicional com vocal: "Still Unforgettable", de Natalie Cole
Canção de Rock: "Girls in Their Summer Clothes", de Bruce Springsteen
Álbum de rock: "Viva la Vida or Death And All His Friends", de Coldplay
Álbum de música alternativa: "In Rainbows", de Radiohead
Canção de R&B: "Miss Independent", de Ne-Yo
Álbum de R&B: "Jennifer Hudson", de Jennifer Hudson
Álbum de R&B contemporâneo: "Growing Pains", de Mary J. Blige
Canção de rap: "Lollipop", de Lil Wayne Featuring Static Major
Álbum de rap: "The Carter III", de Lil Wayne
Álbum de jazz contemporâneo: "Randy in Brasil", de Randy Brecker
Álbum de jazz com vogal: "Loverly", de Cassandra Wilson
Solo de jazz instrumental: "Be-Bop", de Terence Blanchard
Álbum de jazz instrumental: "The New Crystal Silence", de Chick Corea e Gary Burton
Álbum de blues tradicional: "One Kind Favor", de B.B.King
Álbum de blues contemporâneo: "City That Care Forgot", de Dr. John and The Lower 911
Álbum de Reggae: "Jah is Real", de Burning Spear
Álbum de folk tradicional: "At 89", de Peter Seeger
Álbum de folk contemporâneo: "Raising Sand", de Robert Plant e Alison Krauss
Compilação para trilha sonora: "Juno", de vários artistas
Trilha sonora: "The Dark Knight", de James Newton Howard e Hans Zimmer
Canção cinematográfica: "Down to Earth" ("Wall-E"), de Peter Gabriel e Thomas Newman
U2 - Get On Your Boots - Grammy 2009
Radiohead - 15 Step - Grammy 2009
Foto: Divulgação |
![]() |
Rapidinhas:
Yeah Yeah Yeahs: It's Blitz é o nome do novo disco do trio, que deverá sair na primavera gringa (outono aqui). Em dezembro, a banda lançou a música All I Want for Christmas. Em junho, publicamos infos sobre as gravações do novo álbum. MySpace.
*
Sonic Youth: a banda que havia anunciado o novo disco para junho informou agora que já está mixando o material. O CD tem produção de John Agnello (Patti Smith, Aerosmith, Dinosaur Jr.) e deverá se chamar The Eternal.
No Twitter, eles liberaram os nomes de algumas músicas: Calming The Snake, Sacred Trickster, Massage The History e That's What We Know, faixa que conta com a participação de Mark Ibold, ex-guitarrista do Pavement. The Eternal sairá depois de Rather Ripped (2006). MySpace.
DuffyFoto: Divulgação |
![]() |
O Coldplay e a cantora Duffy ganharam o maior número de indicações ao Brit Awards 2009: quatro cada um.
Os ingleses bonzinhos concorrem ao prêmio de melhor grupo britânico, melhor álbum (Viva La Vida Or Death And All His Friends), melhor single por Viva La Vida e melhor atuação ao vivo. Duffy foi indicada ao prêmio de melhor álbum (Rockferry), melhor single por Mercy, melhor artista feminina e melhor atuação britânica. No Brit, o melhor single é escolhido pelo público na noite da premiação.
Já Adele, a banda Scouting For Girls e os veteranos do Elbow tiveram indicações em três categorias cada. Veja na lista abaixo.
Nas categorias internacionais, AC/DC, Fleet Foxes, The Killers, Kings of Leon e MGMT estão competindo por melhor grupo e também melhor álbum.
Além disso, Florence and the Machine, que publicamos aqui como um dos destaques da música em 2009, já levou o Critic’s Choice, prêmio vencido por Adele em 2008.
A cerimônia de premiação rola dia 18 de fevereiro. Abaixo, a lista completa de indicados.
British Album
Coldplay - Viva La Vida Or Death And All His Friends
Duffy - Rockferry
Elbow - The Seldom Seen Kid
Radiohead - In Rainbows
The Ting Tings - We Started Nothing
British Group
Coldplay
Elbow
Girls Aloud
Radiohead
Take That
British Single
Adele - Chasing Pavements
Alexandra Burke - Hallelujah
Coldplay - Viva La Vida
Dizzee Rascal featuring Calvin Harris and Chrome - Dance Wiv Me
Duffy - Mercy
Estelle ft Kanye West - American Boy
Girls Aloud - The Promise
Leona Lewis - Better in Time
Scouting for Girls - Heartbeat
The X Factor Finalists - Hero
British Male Solo Artist
Ian Brown
James Morrison
Paul Weller
The Streets
Will Young
British Female Solo Artist
Adele
Beth Rowley
Duffy
Estelle
M.I.A.
British Breakthrough Act
Adele
Duffy
The Last Shadow Puppets
Scouting For Girls
The Ting Tings
British Live Act
Coldplay
Iron Maiden
Scouting For Girls
The Verve
International Album
AC/DC - Black Ice
Fleet Foxes - Fleet Foxes
The Killers - Day & Age
Kings of Leon - Only By The Night
MGMT - Oracular Spectacular
International Group
AC/DC
Fleet Foxes
The Killers
Kings of Leon
MGMT
International Male Solo Artist
Beck
Neil Diamond
Jay-Z
Kanye West
Seasick Steve
International Female Solo Artist
Beyonce
Gabriella Cilmi
Katy Perry
Pink
Santogold
Critics' Choice Awardwinner
Florence & The Machine
Foto: Reprodução |
![]() |
O guitarrista Scott Kannberg, que tocava no Pavement, disse que a banda deverá voltar em breve e que já há negociações para os caras participarem do Coachella deste ano (entre 17 e 19 de abril em Indio, Califórnia). Manero!
Mas, ele ressaltou em entrevista à Loud and Quiet que nada está confirmado, já que o agente da banda estaria esperando “um número correto” – ou seja, proposta de grana alta – por parte dos organizadores do festival.
De qualquer forma, Kannberg lembrou que em 2009 a banda completaria 20 anos de atividade, e que este seria um ótimo momento para o retorno.
A volta deles seria massa mesmo. Uma das melhores bandas indie EVER. Descompromisso total com o sucesso mainstream, urgência white noise, revigoração do low-fi turbinado por guitarras dissonantes e/ou melódicas, sujeira na medida do bom gosto e aquele certo tom lírico-underground-acadêmico-e-por-vezes-psicótico por parte de Stephen Malkmus. Eu espero por eles!
Há pouco tempo, a Matador lançou versões de luxo de álbuns da banda e uma caixa reunindo Slanted & Enchanted: Luxe & Reduxe, Crooked Rain Crooked Rain: L.A.'s Desert Origins, Wowee Zowee: Sordid Sentinals e Nicene Creedence. Veja aqui.
Vídeos:
Shady Lane
Stereo
>>>>> Em março já havíamos comentado uma possível volta deles, lembra?
>>>>> Slanted and Enchanted é eleito o álbum indie nº 1 pela Blender
Foto: Divulgação/site oficial |
![]() |
O boom do indie ocorreu por volta da década de 90 por terras inglesas e com nomes que ganhariam peso mais tarde justamente por causa da proposta independente e alternativa, como Pavement, Blur, Placebo, Oasis e por aí vai...
Em 1998 surge uma publicação que chegou com o objetivo de desbravar toda a riqueza de talentos independentes no Brasil. Este ano a revista Senhor F completa 10 anos de cena indie brasileira. São 10 anos mostrando sons e bandas extremamente desconhecidas e que talvez não tivessem a mesma sorte se não fosse a existência do espaço...
Além das matérias online, que sempre mostraram o que há de novo pelos quatro cantos da nossa terra tupiniquim, a publicação também desenvolveu ao longo da década, uma série voltada para o rádio, produção de shows e projetos peculiares, um deles foi o Senhor F na Escola, que levou rock e informação para instituições públicas localizadas no Distrito Federal, fora exposições temáticas, em Brasília mesmo, como as comemorações aos 50 anos do rock e os 40 anos da Jovem Guarda.
Em 2005 a revista colocou no mercado um selo, a Senhor F Discos que lança várias figuras independentes todo ano, entre elas algumas que já nos são muito familiares: Superguidis, Graforréia Xilarmônica, Los Porongas, entre outros. O selo é uma parceria do Philippe Seabra, da Plebe Rude, e o Estúdio Daybreak, que fica em Brasília, além do produtor Gustavo Dreher e do designer André Ramos.
O idealizador
A revista conta apoio periódico de muita gente bacana. São historiadores, jornalistas e jovens profissionais como Beto Só, Ana Maria Bahiana, Fernando Naporano, entre outros. Mas o cara que pensou tudo isso se chama Fernando Rosa, o editor da Senhor F, que nem pensava que o projeto tomaria essa proporção, afinal foi criado em uma época em que as mídias como internet ainda eram descobertas...
A Senhor F hoje é multimídia! Tem agência de notícias, publicação online, rádio, selo independente, programa na rádio FM Cultura de Brasília e continua expandindo horizontes. A novidade é a parceria com a publicação francesa Brazuca, aquela revista bacana que divulga a cultura brasileira na Bélgica e França e que já comentamos por aqui! O seu Fernando agora assina uma coluna na revista! Uma verdadeira aula de um homem multimídia!
Vida longa ao indie do Senhor F!
Music non stop! A qualquer momento, notícias sobre música, entrevistas com bandas e artistas, reportagens, resenhas sobre shows e lançamentos de álbuns, dicas para downloads, sugestões de novos clipes, cena local, mercado mundial e mundos paralelos. Abaixo: textos separados conforme categorias (show, clipes, entrevistas, podcast...) Acima: clique na imagem do botão Volume para ler notícias em ordem de publicação E-mail:
volume@clicrbs.com.br
Siga o Volume:
Clique na imagem acima para conferir o calendário de shows
Clique na imagem acima para escutar Volume no BLIP.fm
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.