A ideia é meio louca, mas confesso ser bem interessante: a bio-arquitetura.
Em vez de concreto, tijolo e cimento, três jovens arquitetos alemães estão usando árvores para criar estruturas únicas. Calma, não é árvore cortada, mas árvore mesmo, viva, plantada para isso.
A base do trabalho de Ferdinand Ludwig, Oliver Storz e Hannes Schwertfeger é sempre a mesma. Primeiramente, os arquitetos constroem uma estrutura de suporte convencional. Depois, árvores jovens e flexíveis são presas nessa estrutura e modeladas de acordo com o projeto.
À medida que as árvores crescem, mais peso elas aguentam. Depois de alguns anos, um engenheiro avalia se a estrutura está em condições. Daí, aquela primeira estrutura de suporte pode ser tirada. Nesse ponto, pisos e telhados devem ser totalmente seguros pelas árvores.
Como se vê, não é nada rápido construir um empreendimento desses. E construir casas ou prédios comerciais com essa técnica está fora de questão. Mas os arquitetos já aplicaram a novidade para construir um observatório de aves (foto abaixo), por exemplo. Além disso, devem montar uma construção para receber shows e apresentações culturais no centro de Stuttgart.
– Na nossa opinião, árvores são materiais high-tech. Nós começamos, mas são elas que continuam o processo de contrução. Na arquitetura, isso é muito arriscado, mas de uma maneira positiva – declarou Ludwig à publicação alemã Der Spiegel.
Um trio criativo - e visionário.
Via: Spiegel International
Neste espaço, a jornalista Priscila De Martini discute os problemas ambientais do planeta e dá dicas legais de como ajudar a garantir um futuro melhor. Formada pela UFRGS em fevereiro de 2007, Priscila, 25 anos, é colunista de Ambiente e repórter da editoria de Mundo de Zero Hora. Atende pelo e-mail priscila.martini@zerohora.com.br. Leia os termos e Carregando...
condições deste blog
Zero Hora
Últimas notícias
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.