Diagrama tático do Borussia Dortmund |
![]() |
Há muito eu não assistia a jogadores tão obstinados em manter o posicionamento inicial. Hoje o Borussia Dortmund bateu o lanterna Hertha Berlim na Bundesliga utilizando-se de um 4-4-2 em duas linhas com táticas individuais extremamente ortodoxas. Uma equipe que aplica a natural rigidez germânica à estratégia de jogo.
O Borussia atua no 4-4-2 em duas linhas, mas com dois laterais fixos à base defensiva. Tanto Owomoyela na direita quanto Dede na esquerda apoiam pouco. Preferem seguir ligados às suas zonas delimitadas, mesmo que a equipe tenha a posse de bola. A linha de defesa poucas vezes se desfaz.
Na segunda linha, acontece o mesmo com os volantes. Sahin e Bender priorizam o combate e movimentam-se mais na caça ao adversário do que na saída de jogo. Formam com os zagueiros e os laterais-base um bloco defensivo de seis jogadores rigidamente posicionados.
A situação sobrecarrega os wingers - Tinga na direita, e Valdez na esquerda. Hoje, Tinga ficou no banco para Blaszczykowski, mas conferi as fichas e os Heat Maps das rodadas anteriores, e o ex-jogador de Grêmio e Inter atuou mais vezes do que o concorrente. Notem que Tinga não é um apoiador central, posição que o consagrou na dupla Gre-Nal, pelo vigor empregado no vai-vem, na marcação e na armação.
Apesar da sobrecarga, o Borussia tem equilíbrio. Na estatística de hoje, a equipe variou as jogadas em pouco mais de 30% para cada lado, e o restante para o meio. A estratégia principal é utilizar os wingers no abastecimento dos dois homens de área: Barrios e Zidan.
Lucas Barrios é aquele mesmo que se destacou pelo Colo-Colo recentemente. Joga muito. Ele e Zidan são jogadores que se movimentam, e se revezam na área. Combinam as duas características. E o Borussia os procura insistentemente.
Mas a rigidez é tanta que, curiosamente - ou então, não por acaso - os dois gols do Borussia sairam de bola parada. Sem criatividade para variar taticamente, e muito obstinado em seguir à risca o posicionamento inicial (o que restringe a movimentação) o Borussia marcou em um pênalti, e uma cobrança de lateral.
Não sei se Tinga vai recuperar o lugar no time titular, nem se ele seguirá atuando como winger. Mas como esta foi uma das únicas partidas disputadas hoje, e há esta curiosidade - uma nova função para Tinga - achei interessante trazer o Borussia Dortmund ao debate no blog Preleção.
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.