Foto: Arte - Fotos de Banco de Dados |
![]() |
Noveleiro que se preze não conhece a fundo apenas o enredo e os personagens de cada produção. Quem acompanha a teledramaturgia com afinco sabe que cada autor tem características e temáticas próprias na hora de escrever um folhetim. Assim como é estranho Carlos Lombardi colaborar com a novela Caminho das Índias, também é difícil de imaginar Manoel Carlos escrevendo uma trama que não se passe no Leblon. Pensando nisso, escolhemos quatro dos principais autores da Rede Globo para ilustrarem este post. Vamos a eles:
Benedito Ruy Barbosa: Atualmente, Benedito apenas supervisiona os textos das filhas, Edmara e Edilene. Foi o que ocorreu com os remakes de Cabocla, Sinhá Moça e, no momento, Paraíso. A última novela assinada por ele foi Esperança, em 2002. A maioria das tramas deste autor são de época, com temática interiorana, escravidão e amores proibidos. Mas foi com novelas voltadas para a cultura italiana que Benedito fez mais sucesso, a exemplo de O Rei do Gado, Terra Nostra e Esperança.
Carlos Lombardi: Humor, ação, perseguições de tirar o fôlego, homens sem camisa e mulheres seminuas, isso é Carlos Lombardi. Há muita gente que não gosta das novelas exageradamente irônicas e surreais, mas a dinâmica das histórias pode agradar àqueles que não gostam de tramas muito arrastadas. Lombardi é famoso por salvar produções de baixa audiência, como ocorreu com Coração de Estudante e Bang Bang. A última criação do autor foi Pé na Jaca, em 2006.
Glória Perez: Polêmicas, principalmente no campo da ciência, são o foco principal da autora. Já conhecemos a fundo o universo da clonagem, o drama dos viciados em drogas, entre outros assuntos que dão o que falar. O que chama a atenção também são as inúmeras viagens que os personagens fazem. Na ficção, Marrocos, Estados Unidos ou Índia ficam logo ali na esquina.
Manoel Carlos: Ah, o Leblon, gente bonita no calçadão da praia, um lugar agradável para encontrar os amigos, assuntos familiares discutidos com muita sensibilidade, enfim, o cotidiano. Manoel Carlos sabe como ninguém pontuar as relações familiares, principalmente entre mães e filhos, sofrimentos e angústias que afetam a muitos de nós na vida real. É claro que não pode faltar a Helena, uma protagonista forte e generosa, que luta pelo que quer e busca a felicidade com todas as forças. Já encarnaram o papel Lillian Lemmertz (a pioneira, graças a ela o autor batizou as personagens seguintes), Maitê Proença, Regina Duarte (três vezes, em História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida), Vera Fischer e Christiane Torloni. Este ano, a musa de Maneco será Taís Araújo, que já se prepara para o papel.
Agora que já falamos um pouquinho sobre os autores, será que você lembra um pouco sobre as novelas deles? Clique na imagem abaixo e faça o quiz!
Saiba tudo sobre o universo das telenovelas brasileiras e confira as novidades da telinha. Clique no logo da novela para saber mais: Alerta SMS Novelas: Tenha o resumo de sua novela no seu celular. Envie NOVELAS para 46956 ou acesse o clic celular
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.