


Ouça os sambas que já foram definidos pelas escolas para o próximo Carnaval

Confira a ordem em que as escolas dos grupos Especial e de Acesso vão desfilar em 2010


O programa que conta a história dos baluartes do carnaval está em sua nona temporada.
![]() |
Aqui no Rio de Janeiro, informar é palavra de ordem no universo das escolas de samba. Nesta terça-feira, a Mocidade Independente lançou em um bar da Lapa a revista que será distribuída gratuitamente na Sapucaí nos dois dias de desfile do Especial.
Além da Mocidade, outras escolas espalharão suas publicações na avenida. Nas páginas da revista da Beija-Flor de Nilópois, Laíla será o grande homenageado pelos 50 anos de Carnaval que completa em 2010. No Grupo Especial, a expectativa é que mais da metade das entidades carnavalescas apresentem suas publicações.

A Liesa e a Prefeitura não ficam atrás. Há mais de dez anos, a Liga disponibiliza nas portarias dos hotéis e nas quadras de ensaios a revista Ensaio Geral, além do informativo Liesa News, que traz as letras dos sambas e um breve resumo dos enredos. Os títulos, com mais de 100 mil exemplares cada, também são entregues aos compradores de ingressos.
A grande novidade para 2010 é o Roteiro dos Desfiles, lançado pela Riotur com tiragem de 200 mil exemplares. Idealizado e escrito pelo historiador Marcos Roza, o guia, de 72 páginas, traz a sinopse dos enredos e o organograma completo de cada desfile dos grupos Especial e de Acesso, com significado de todas fantasias e alegorias.

O objetivo da novidade é fazer com que os espectadores da Sapucaí compreendam melhor os desfiles. Assim como as revistas da Liga e das escolas, o Roteiro dos Desfiles será oferecido gratuitamente.
A Muamba foi providencial. Foi o momento para testar as novidades e mudanças para este Carnaval, como o acréscimo da sonorização nos esquentas das escolas, o carro som atrás da bateria, s cabine de jurados a poucos metros do início dos desfiles, dois recuos para bateria e dois carros de sons. As escolas que se propuseram a fazer os devidos testes, puderam aliar a festa com o técnico, buscando o aperfeiçoamento dos quesitos.
Império do Sol
Na sexta-feira, tudo começou com a Majestosa do Vale, que entrou na avenida com a responsabilidade de abrir a Muamba e com a vantagem de ter mais tempo para equalizar o som da harmonia musical. A escola fez um bom desfile demonstrando que a preparação para o regresso ao grupo especial está a pleno. Alguns evidentes problemas com a bateria no primeiro setor da avenida, que foi sanado durante o desfile.
Bambas da Orgia
Fez um ensaio maduro, com menos festa do que em outras edições. No primeiro setor do desfile, a bateria embolou. Talvez seja reflexo da diferença de retorno do primeiro recuo para a avenida. Problema que foi devidamente acertado pelo mestre Estêvão e seus auxiliares no decorrer do desfile. A harmonia musical se comportou bem. Leandro da Águia puxou o samba com tranquilidade. Mas em harmonia geral, o "canto da escola", a azul e branco não fez a lição de casa. Algumas alas não cantavam o samba com uniformidade, principalmente as alas de passo marcado.
Embaixadores do Ritmo
Fez um teste confuso. A bateria também embolou no primeiro setor, demorando para acertar o andamento. Paulinho Mocidade deu uma levada de marcha para o samba com pouca energia e empolgação. A parada proposta pelo diretor de Carnaval, Girózinho, não surtiu efeito. Ao fazer o pedido para os componentes cantarem o samba ou sorrirem, não obteve resposta de toda a escola. Muitos permaneceram sem cantar. Inclusive, havia componentes com a letra do samba na mão, pelo fato de desconhecerem o samba da escola.
União da Vila do IAPI
Fez um belo teste. O Trem da Alegria apitou com força na avenida. A Vila se mostrou organizada, preocupada com o andamento do desfile. Kaubi e harmonia levaram o samba com muita energia, envolvendo componentes e torcida. A bateria do Mestre Chiquinho supreendeu com um andamento mais lento, sem correria e muito entrosamento com a harmonia. O canto harmônico da escola passou no teste, principalmente no refrão do samba.
Protegidos da Princesa Isabel
Fez um bom desfile. Destaque para a bateria do mestre Leonardo, que obteve um bom andamento com um desenho simples, mas eficaz. Cezinha fez a lição de casa, cantou o samba com entusiasmo e alegria, envolvendo o pequeno número de componentes da escola. O atraso dos trabalhos no barracão não ficou refletido no comportamento dos componentes, que com alegria e entusiasmo desfilaram na avenida.
Império do Zona Norte
Foi a escola que mais ensaiou na Muamba. Sandro Ferraz e harmonia foram detalhistas na equalização do som. Com entusiasmo, fizeram o samba crescer na avenida, diferentemente das apresentações dos ensaios na quadra. A bateria do Sandro Gravador se comportou muito bem, proporcionando um andamento de acordo com a levada da harmonia, um encaixe perfeito. O canto da escola ainda não é o ideal, muitas alas não cantam o samba, se detêm apenas para o refrão da cabeça. A escola veio grande e organizada, com um visível organograma de desfile desenvolvido na avenida.
Acadêmicos de Gravataí
Na noite de sábado, os Acadêmicos de Gravatai abriram as apresentações. A bateria do Mestre Márcio obteve um bom andamento, Rudi e harmonia fizeram o teste harmônico e obtiveram bom resultado. O desfile foi abrilhantado pela comemoração na avenida dos 10 anos de carreira da primeira estandarte, Cristiane Pereira.
Imperatriz Dona Leopoldina
Vestiu a passarela de laranja e preto. A escola extravasou e mostrou que está viva na briga pelo título deste Carnaval. Alexandre Belo cantou o samba com maestria, deixando o samba mais quente e próximo da força necessária. A escola cantou parcialmente, ainda tem componentes que não cantam o samba. A bateria do mestre Cachorrão começou estranha. Com problemas, embolou por algumas vezes no primeiro setor. Mas a alegria e a garra dos componentes foram a tônica do desfile.
Praiana
A Academia de Samba Praiana ainda corre atrás dos prejuízos do atraso do pré-Carnaval. Com poucos componentes, a escola fez um desfile simples, sem nenhum atrativo. A bateria não foi bem, por muitas vezes atravessou e embolou. A Harmonia foi tranquila. O samba ajuda, tem força e apelo. Os componentes cantaram.
Unidos de Vila Isabel
Fez festa. Com o propósito de encantar e alegrar a passarela do samba, a Vila Isabel foi livre, leve e solta. Aryzinho trabalhou bastante, mestre Patê manteve o andamento do ínicio ao fim do desfile. No canto da escola, uma preocupação: apesar de o refrão do samba ser de facil assimilação e, por isso, ser bem cantado, o corpo do samba não tem o mesmo efeito.
Imperadores do Samba
Transformou a avenida num caldeirão. O povo fez a diferença. A escola teve prejuízo para armar o corpo de destaques na concentração, devido à multidão que queria desfilar com a vermelho e branco. O organograma pensado pela direção dos Imperadores para a Muamba foi por água abaixo. Com o problema no carro som, a escola demorou para arrancar, deixando o público impaciente nas arquibancadas. O samba não teve o mesmo efeito dos ensaios. A escola não cantou o que era esperado. O andamento da bateria não foi o mesmo da Descida da Borges, a sinfônica foi mais lenta, deixando o samba mais cadenciado.
Acadêmicos de Niterói
Fez um batuque na avenida. A escola não veio grande, mas foi competente. Lu Astral mandou ver na empolgação do samba, que tem melodia fácil, principalmente no refrão. A escola cantou o samba, embalada pela bateria do Mestre Boneco, que no começo do desfile se mostrou estranha na arrancada do samba, mas ainda no primeiro setor, voltou à normalidade, arrojada e um andamento tranquilo.
Restinga
A Tinga comprovou que é do tamanho da China. A Tricolor da Zona Sul fez uma festa organizada na avenida. A bateria do Mestre Guto mostrou competência, e um desenho bem trabalhado, facilitando o desenvolvimento do samba. Renan mostrou firmeza e entrosamento com a escola, que cantou bem o samba, graças aos ensaios de canto desenvolvidos na quadra da escola. A Restinga fez festa com ensaio sério, encerrando as noites de Muamba Ofical.
Acredito que a Mumba foi de suma importância para errar e acertar o erro. É nesse teste final que as escolas devem se corrigir e, acima de tudo, testar as inovações e propostas para este Carnaval. A escolas estão na busca da melhor preparação para o desfile, e demosntraram suas competências e forças para a conquista desse título.
Embora digam que "Muamba é Muamba, desfile é desfile", creio que ensaios, apresentaçãos, mostra de samba de enredo, abertura do Carnaval e Descidas da Borges também servem para entendermos como a escola está se preparando para o grande dia. Claro, o imprevisto pode acontecer, e até o improvável também, mas não custa se planejar e procurar o melhor em todas as circunstâncias, em todos os quesitos.
Esta análise que faço do ensaio geral é uma opinião minha, e não um pré-julgamento de quem já está na frente como favorita. É, apenas, um relato daquilo que observei durante as apresentações. Meu desejo é que todos os problemas sejam sanados, repensados e solucionados; que todos os acertos sejam repetidos e aprimorados; que as escolas venham para avenida com o seu melhor, para que o espetáculo seja o mais atraente possível. Desejo força, garra e muito Carnaval.
JÚLIO FERREIRA
Fotos - PMPA
Foto: Vinicius Roratto, Especial |
![]() |
Assim como o estandarte, é tradição em Porto Alegre a fila para garantir os primeiros ingressos para o Carnaval, à venda hoje e amanhã no Ginásio Tesourinha, das 8h às 17h.
— Não tem sentido o Carnaval sem fila. Se não viermos para a fila, não tem Carnaval! — brinca a bambista Saionara Almeida Vieira, uma das primeiras a chegar.
Este ano, a fila começou às 4h de segunda-feira. A primeira a chegar foi a imperiana Fernanda Rodrigues, de 28 anos. Atrás dela, a dona de casa Neusa Maria Figueiredo, de 47 anos, garantiu lugar na fila para, depois, garantir um bom lugar na arquibancada para ver a Restinga passar.
— Pode chover, fazer calor, frio, não tem problema. Aqui a gente tem guarda-sol, cadeira, colchonete — explicou Fernanda.
Os ingressos custam R$ 5 para os desfiles do Grupo Especial (12 e 13 de fevereiro), R$ 3 para o desfile das campeãs (20 de fevereiro) e é gratuito para o Grupo A, no domingo, dia 14.
Ingressos para o setor A
Na quarta e na quinta-feira, lá no Barracão da Aecpars no Porto Seco, haverá distribuição de 800 ingressos gratuitos para o novo setor do Sambódromo. A nova arquibancada fica localizada no início da pista, na arrancada, antes mesmo da linha demarcatória.
Dirigentes se reuniram para sortear os módulos de julgamentoFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Em um jantar oferecido para poucos convidados, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro realizou o sorteio que definiu em qual dos 5 módulos cada julgador irá trabalhar nos próximos dias 14 e 15.
Todos os 50 julgadores estiveram presentes no evento realizado em um requintado restaurante carioca. Alguns deles, são novidade. Outros, já julgam há mais de uma década.
Confira onde cada jurado irá trabalhar.
Enredo
1 Johnny Soares
2 Mariza Maline
3 Pércio Gomyde Brasil
4 Flávio Freire Xavier
5 Elizeu de Miranda Corrêa
Conjunto
1 Edileuza Batista de Aleluia
2 Wilson Martinez
3 Dayse Guimarães
4 Gustavo Pazos
5 Sulamita Trzcina
Alegorias e Adereços
1 Bruno Chateaubriand
2 Carlos Alberto de Araújo Marques
3 Walber Angelo de Freitas
4 Enil Ferreira
5 Helenise Guimarães
Comissão de Frente
1 Paulo César Morato
2 Cacá Mourthé
3 Fabiana Valor
4 Rafaela Riveiro Ribeiro
5 Rafael David
Samba-Enredo
1 Alice Serrano
2 Eri Galvão
3 Marta Macedo
4 Marcelo Rodrigues
5 Alexandre Augusto Ribeiro
Evolução
1 Carlos Pousa
2 Sônia Gallo
3 Salete Lisboa
4 Paulo Melgaço
5 Luiz Eduardo Resende
Harmonia
1 Léo Ortiz
2 Leandro Luís Vieira Oliveira
3 Nilton Rodrigues
4 Célia Souto
5 Sidnei Martins
Bateria
1 Jésus Figueiredo
2 Cláudio Luiz Matheus
3 Willian Luna Júnior
4 Sérgio Naidin
5 Leandro Osiris
Fantasias
1 Marcelo Marques
2 Sueli Stambovski
3 Drika Lucena
4 Regina Oliva
5 Paulo Paradela
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
1 Aurea Härmmerli
2 Beatriz Badejo
3 Luiz Carlos Corrêa
4 Tito Canha
5 Ilclemar Nunes
A porta-estandarte Kizzy com Luiza Brunet e Max LopesFoto: Marcelo O'Reilly/Portal Academia do Samba |
![]() |
Apenas uma escola de samba do Rio de Janeiro trará uma porta-estandarte. É a Imperatriz Leopoldinense, que terá a gaúcha Kizzy Pereira na frente do mar de fiéis que a verde-branco de Ramos promete levar para a Sapucaí.
E não será a primeira vez que uma gaúcha conduz um estandarte por aqui. A primeira foi Onira Pereira, mãe de Kizzy, que em 1996, 1997 e 1998 abriu os desfiles de Vila Isabel, Estácio de Sá e Grande Rio. Nos anos de 1999 e 2000, foi a vez de Rosalina Conceição, atual presidente dos Bambas da Orgia, desfilar na Grande Rio.

O responsável por essa história é o consagrado carnavalesco Max Lopes. Em 1995, ele esteve no estado para fazer a pesquisa do enredo "A Heróica Cavalgada de um Povo", que a Vila Isabel levou para a avenida no ano seguinte em homenagem ao Rio Grande do Sul.
E Kizzy já brilhou em sua estreia na avenida. Ela foi um dos grandes destaques no ensaio técnico que a Imperatriz realizou no último sábado. Seu bailado solitário agradou aos cariocas que lotaram as arquibancadas do sambódromo. Foi abraçada e apresentada por Max e por Luiza Brunet, rainha de bateria.
Ronaldinho e Gleyce Simpatia ensaiando a apresentação aos juradosFoto: Vinicius Brito |
![]() |
No alto do Corcovado, o Cristo Redentor abriu ainda mais os seus braços na tarde desse domingo. Foi para receber o Samblog, que desembarcou na Cidade Maravilhosa na semana do Carnaval.
Para iniciar a cobertura in loco da folia Carioca, nada melhor que acompanhar o teste de som e luz realizado pelo Salgueiro na Marquês de Sapucaí. O evento encerrou a temporada de ensaios técnicos realizado pelas escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso.

No início da festa, que contou com mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas do sambódromo, Quinho levou o povo a loucura, esquentando o ensaio com os sambas dos títulos de 1993 e 2009. A torcida organizada da vermelho-e-branco conduziu a agitação.
Portão aberto e cronômetro disparado, o Sal mostrou porque vem forte para o bi. Com uma evolução perfeita e sem qualquer dificuldade nas paradas técnicas e manobras da bateria de Mestre Marcão, o Sal se credenciou fortemente ao título.
Abaixo, confira o vídeo produzido pelo Samblog no ensaio do Salgueiro:
O Carnaval de Porto Alegre está em contagem regressiva: faltam quatro dias para o início da folia oficial. Quem esteve no Porto Seco no fim de semana teve um gostinho do que as escolas estão preparando para a avenida.
E, apesar de a Muamba ser um ensaio técnico, é também o momento dos ajuste. Por isso, este post se abstém de análises. A disputa do Grupo Especial é nos dias 12 e 13. Lá é que chega a hora do tudo ou nada.
Confira aqui um vídeo da primeira noite. No post abaixo, estão os momentos da primeira noite.
Veja imagens da primeira noite:
Depois do grande encontro de baterias há dois sábados, a União da Vila do IAPI agora vai reunir agora muito samba no pé. Na próxima terça-feira, a escola vai receber na quadra as alas de mulatas de sete entidades do Carnaval de Porto Alegre.
Para embalar as gurias, sobem ao palco o grupo show da Vila e os intérpretes Vinicius Machado (Imperadores), Cezinha (Protegidos) e Sandrinho Gessé (apoio da Tinga e puxador da Estação Primeira de São Leo).
Participam as mulatas da Restinga, dos Imperadores do Samba, dos Bambas da Orgia, da Imperatriz, do Império da Zona Norte, do IAPI e dos Acadêmicos de NIterói. O ingresso custa R$ 5.
Guto conduzindo o balanço da bateria da TingaFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Já diria o poeta que Treino é treino e jogo é jogo. Mas se a Muamba Oficial tivesse que ter um vencedor, provavelmente o Estado Maior da Restinga venceria com folga. A tricolor da Zona Sul fez a apresentação mais vibrante das duas noites. Com uma frota de ônibus para fazer as vezes de carro alegórico, a Tinga fez o ensaio mais próximo de um desfile, sem reparos na evolução, com alas organizadas e com um show da bateria de Mestre Guto.
O povo do mar vermelho e brancoFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Os Imperadores do Samba cumpriram a promessa do samba-enredo e transformaram a avenida em um caldeirão com todos os temperos, de todas as tribos. Atrás dos componentes que ensaiavam, a escola levou o maior arrastão em duas noites de Muamba.
Antes disso, a escola foi prejudicada por um problema no sistema de som, tendo que parar e reiniciar o ensaio ainda na área de concentração, já que o áudio do caminhão não estava sendo transmitido para o resto da avenida.
Foto: Thais Silveira |
![]() |
O mestre Patê trouxe uma novidade na bateria da Vila Isabel. Liras deram o tom da última fileira de ritimistas da escola de Viamão
É pura animação no Porto SecoFoto: Vinicius Brito |
![]() |
A Corte 2010 é um sucesso na avenida. Acompanhadas pelo Rei Momo Fábio Verçoza, a Rainha Carina e as princesas Liliane e Cássia formam um quarteto pra lá de animado. Esbanjam beleza, elegância e bom humor a cada escola que acompanham.
Depois do ensaio da Praiana, por exemplo, elas se integraram ao desfile entrosado da turma da limpeza e deram uma força nas vassouradas. Depois, aproveitaram para transformar vassoura em mastro de pavilhão, bailando como se fossem portas-bandeira.
Teve até butiquim na ImperatrizFoto: Alice Schreiner |
![]() |
Claro que, ao homenagear uma sambista, Beth Carvalho, a Imperatriz Dona Leopoldina tinha que um butiquim em seu desfile.
Foi isso que a escola acabou de mostrar aqui no Porto Seco. A última ala trouxe casais dançando com mesas e cadeiras de bar.
Olha a alegria do PauloFoto: Thais Silveira |
![]() |
No final de todos os desfiles, lá está ele. Paulo Ricardo samba e varre a pista do sambódromo junto com seus companheiros.
Independente da escola, a animação dele é a mesma desde ontem: samba, canta, puxa a ala dos colegas e arranca aplausos do público.
Neste clic, ele está encerrando o desfile da Acadêmicos de Gravataí, primeira escola a passar pelo Porto Seco na segunda noite da Muamba do Carnaval de Porto Seco.
O super abraço dos amigos Guto e GravadorFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Antes do Império da Zona Norte iniciar o seu ensaio, aconteceu um encontro de muito talento na concentração. O mestre de bateria da Restinga, Guto, foi dar o seu abraço no amigo Sandro Gravador, que comanda os ritmistas do Império. Comprovaram, com um forte abraço, que a rivalidade é só dentro da pista e respeito é mútuo.
A alegria dobrada de Marquinhos Moraes no Porto SecoFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Marquinhos Moraes era só sorrisos no Porto Seco. No início da noite, o presidente do Império da Zona Norte recebeu na PUC o diploma do curso de Engenharia Civil. Depois de comemorar a formatura com um churrasco para os amigos na quadra da escola, veio direto para o Porto Seco colocar seu Império na avenida.
Claro, antes trocou a toga e o canudo pela camiseta da escola que preside.
Já são 40 anos desfilando com a Protegidos sem perder o piqueFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Daqui a pouco, às 16h30, a TVCOM exibe o quinto e último programa da série 2010 de Personagens da Folia. E o tal personagem deste sábado participou da Muamba. Todo faceiro com a sua Protegidos, que há 40 anos ele fundou em Novo Hamburgo, Sebastião Flores era só alegria apresentando o pavilhão da escola para todos.
Depois, foi pra casa descansar. Quer estar bem disposto para, mais tarde, assistir sua vida passar na TV.
O colorido e temático traje do intérprete KaubiFoto: Vinicius Brito |
![]() |
Para o intérprete Kaubi, não basta apenas cantar o cinquentenário de Brasília. A voz oficial da União da Vila do IAPI defendeu o samba da escola trajando um casaco com imagens da Capital Federal. Na frente do casaco, o Congresso Nacional com seus espelhos d'água. Nas costas, a figura do arquiteto Oscar Niemeyer, que traçou as curvas da cidade planejada.
Se para a Muamba Kaubi já preparou este traje exclusivo, imaginem o que ele vai vestir no dia do desfile. Ficamos no aguardo!
Nêgo não vem mais
Falando em Kaubi, ele não terá mais a companhia do carioca Nêgo no carro de som da União da Vila do IAPI. Ao microfone da Rádio Gaúcha, o diretor de harmonia geral da escola, Bráulio Pontes, contou que o pentacampeão do Estandarte de Ouro não poderá mais participar do desfile por outros compromissos profissionais.
Se você curte a festa como deve ser curtida, encarando-a como o maior espetáculo da terra e a mais incrível manifestação cultural de um povo, aqui é o seu lugar E-mail: samblog@clicrbs.com.br Leia os termos e
Twitter: twitter.com/samblogRBS
condições deste blog![]()

Caloi Max 24Casas Bahia10 x R$ 35,90

TV Samsung LCD 22 PolegadasMagazine Luiza12 x R$ 108,25

Depurador Colormaq Twist 80cm ParedeCasas Bahia10 x R$ 17,90

Placa de Vídeo XFX 896 MBytes DDR3XTarget.comR$ 654,03

Home Theater Sony HT-DDW7500Magazine Luiza12 x R$ 241,58
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.