Nem com Giba em quadra o Pinheiros deslanchouFoto: Divulgação/CBV |
![]() |
Agora que terminou o returno dá para avaliar como foi esta Superliga masculina. Sinceramente? Eu me frustrei um pouco. Esperava mais, pelas equipes montadas. A maior decepção foi o Pinheiros, sem sombra de dúvida. Com um timaço daqueles, o mínimo que se esperava eram atuações consistentes, mas o que se viu foram jogos fracos. Agora que o time está mais entrosado, depois de 16 jogos, e com a presença do Giba, já deveria ter melhorado de performance. Falta um oposto, na minha opinião. Com time completo e um oposto mais eficiente (quem sabe se deslocar o garoto Pablo pra função?), o time deslancha, eu acho.
Outro timaço que fez um turno fraco foi o Minas. Por ironia, as duas equipes, hoje, se enfrentariam por uma vaga na semifinal.
O Sesi poderia entrar nesta lista, mas teve bons momentos. Quero esperar pelo returno para ver se eles chegaram ao auge muito cedo, já que venceram o Campeonato Paulista e fizeram um bom início de Superliga. Outro que não jogou o que se imaginava foi o Brasil Vôlei Clube, se bem que aí a gente tem que considerar a saída do Dante como um fator importante para a queda de rendimento da equipe.
De surpresa positiva, o desempenho do Montes Claros e da UCS. Como se costuma dizer na gíria do esporte, são dois times "jogueiros", que incomodam mesmo os adversários. Mais ainda o time mineiro, que até agora venceu todos os jogos que disputou com a Cimed, vice-líder da Superliga, e também passou pelo líder Sada/Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Ou seja, já venceu as duas melhores equipes do campeonato até aqui.
Duas equipes que, aliás, se enfrentam hoje, em Minas. A Cimed foi a única que venceu o Cruzeiro nesta Superliga. Como o Cruzeiro tem um jogo a mais, em função do adiantamento da partida com o Lupo/Náutico, acho que da sétima rodada do returno, fiz os cálculos sem a pontuação deste jogo (vitória por 3 sets a 1) para ver se eles mesmo assim seriam os líderes. Seriam, com um set vencido a mais (47 a 46) e dois sets perdidos a menos (9 a 11). Hoje tem o tira-teima. Quem será que vence? As duas equipes se enfrentaram várias vezes nesta temporada. O Cruzeiro venceu as primeiras, a Cimed venceu as últimas. E agora? Com os dois times completos e inteiros, acho que dá Cimed.
Pessoal, na próxima sexta-feira, dia 5/02, às 17h, irá rolar uma peneira para meninas de 13 a 19 anos, para fazerem parte do grupo que irá disputar competições estaduais pelo município de Florianópolis.
Não é necessário fazer uma pré-inscrição. As interessadas devem comparecer no dia 5, no ginásio Carlos Alberto Campos, ao lado do Estádio do Figueirense, no Estreito, com material de treino.
Quem for selecionada participa da segunda etapa da peneira, no sábado, dia 6, às 9h.
Dúvidas e/ou mais informações com Fabiano (48-99688712) ou Renato: (48-99111570). ou no e-mail: voleibolflorianopolis@hotmail.com
Neste final de semana, o várias vezes campeão Unilever, do Bernardinho, irá enfrentar as equipes catarinenses pela Superliga. Hoje, contra a Cativa, às 21h, na Arena Multiuso, em Brusque e, no domingo, contra o Pauta/São José, às 11h, na despedida do ginásio Forquilhão.
Para estes jogos, o time carioca, sem dúvida, é o favorito. Acho que se a Cativa jogar firme, bem taticamente, pode beliscar um ou dois sets, mas não deve levar o jogo. Posso estar errada? Talvez, e tomara. Não que esteja torcendo contra (ou antes que digam que eu odeio) o time do Bernardinho, mas sim porque seria interessante para dar mais uma movimentada na parte de cima da tabela.
Falando em Arena, o pessoal lá em Brusque está esperando um público de 5 mil pessoas para o jogo de hoje à noite. Tem promoção especial para os 400 primeiros pagantes: um camiseta. Além disso, também serão distribuídos balões personalizados às outras 1,6 mil pessoas que adquirirem ingresso. Tudo para deixar o espetáculo ainda mais bonito!
O caçula São José creio que não terá chance contra as atuais campeãs. Ainda não venceu nenhum jogo na Superliga e seria uma surpresa (boa) muito grande se vencesse logo o Unilever. É esperar para ver. No jogo de hoje à noite, contra o Macaé, as meninas têm mais chance. Apesar do Macaé ter a base da seleção infanto campeã mundial. O que acham? Palpites?
Quem mora perto do Ginásio Forquilhão e gosta de assistir aos jogos da equipe feminina de vôlei da Pauta/São José na Superliga, tem que aproveitar para prestigiar o time nas partidas de sexta-feira, às 20h, diante do Macaé, e domingo, às 11h, contra o supercampeão Unilever. Será o último jogo das meninas ali. A partir do returno, o time passará a jogar no recém-reformado ginásio municipal, do lado da antiga prefeitura, no centro velho. Gosto daquele ginásio. Ainda lembro dos jogos da Intelbras ali.
Galera, é o seguinte. As camisas que estarão à venda no jogo desta quinta-feira são especiais, muito especiais: são as camisetas que os jogadores usaram no Sul-Americano e no Mundial de vôlei. Portanto, é em número limitado. Se eles venderem os dois jogos de camisa, vermelho e preto, de cada campeonato, são 48 camisetas à venda; se for um conjunto só por torneio, seriam 24. São só as camisetas. Eles ainda estão tentando convencer a Olympikus a fazer o material pra vender. A ideia é, no futuro, vender todo o uniforme de jogo e treino e ainda as camisetas especiais do mascote, o Cimeboy, diretamente no site: www.cimedvoleibol.com.br. Então, o negócio é encher a caixa da Olympikus (www.olympikus.com.br) de e-mail pedindo pra comprar as roupas e esperar que eles se sensibilizem.
A Cimed passará a vender camisas do time a partir do jogo desta quinta-feira, diante do Cuiabá. A partida começa às 20h. Os ingressos custam R$ 6 (estudantes pagam meia) e quem quiser comprar uma camisa da equipe desembolsa R$ 50. Pelo preço, deve ser a camisa oficial. Eu sempre quis ter uma, acho muito bonita, principalmente neste temporada, em que os tons estão mais "sóbrios", menos intensos. Enfim, é uma boa oportunidade para ficar devidamente uniformizado.
Se tem uma jogadora que não vai ter problemas com o peso esse ano é a campeã olímpica Fofão. Poucas vezes vi uma jogadora de tão alto nível correr atrás da bola como ela. Não porque seja esforçada, porque isso ela é, e muito, mas a linha de passe do São Silvestre, digo, São Caetano... Dá medo!
Osasco jogou bem ontem, mas São Caetano deu de graça boa parte dos 75 pontos. Bom pra Ana Tiemi, que só teve a tarefa de escolher pra quem levantar. Até a Regla Bell, que segundo o técnico Mauro Grasso é a quarta ponteira, entrou e não fez feio.
O técnico não é o principal culpado, mas tem sua parcela, já que ele é quem treina as meninas e acho que também poderia ousar mais. A Mari, campeã de tudo e uma baita jogadora, não é sombra nem dela mesma. Se estivesse virando no ataque ou resolvendo o bloqueio, ok, mas nem isso. É mais constrangedor estar em quadra fora de forma do que sentar quietinha e esperar uma chance.
Pena da Sheilla também, que tem levado o time nas costas, recebendo a maioria dos levantamentos. Vai sobrar para alguém, o investimento é alto demais pra ver a líbero Suellen, que deveria compensar o físico completamente fora dos padrões com uma técnica irrepreensível, cometer erros básicos.
Assim como SKY/Pinheiros, o Blausiegel /São Caetano começa o ano sob uma pressão perigosíssima, fruto do peso do investimento feito. Que isso se resolva logo para vermos voleibol de mais alto nível até a chegada dos playoffs. Enquanto isso... busca lá, Fofão!
E então galera, Montes Claros fez o crime que ninguém ainda tinha feito nessa Superliga. Derrotou a Cimed/Malwee ontem à noite com ginásio lotado lá em Minas. Até o Pacheco falou que a pressão da torcida foi forte. Pelo jeito, o caldeirão mineiro fez efeito.
O técnico Talmo acertou bem esse time, e além disso tem “o cara que vira” na equipe, o Lorena, que já tinha se destacado na Superliga uns tempos atrás. Ele aliás fez 24 pontos ontem. Quase um set! Tá bom né, ainda mais contra o melhor time da competição até o momento.
Derrota nunca é bom, mas para o campeonato, o fato de alguém ter vencido a Cimed mostra o quanto vai ficar difícil mais pra frente. Sábado vamos poder ver no SPORTV se a derrota surtiu algum efeito na Cimed. Eles enfrentam o Brasil Vôlei às 13h lá em São Bernardo.
Só pra registrar, na vitória do SESI ontem sobre o Santo André, Murilo marcou seu ponto de número 1500 na Superliga. Parabéns ao Murilo que, mesmo tendo jogado fora por um bom tempo, conquistou uma marca impressionante. Taí um jogador que está numa fase espetacular, tanto na Seleção quanto no SESI. Melhor pro Brasil!
Aiaiai, o Twitter! Depois do Gustavo, agora foi a vez do Rodrigão usar o espaço para reclamar do desempenho do time do Pinheiros/Sky. Mas isso era certo que iria acontecer neste início de temporada. Não é fácil montar um time, dar um padrão, ganhar uma identidade. Não é à toa que a Cimed/Malwee lidera a Superliga. É o time que tem mais conjunto e isso faz a diferença. Só tem uma coisa que não pode acontecer, e aconteceu com o próprio Rodrigão no jogo contra a Cimed: baixar a cabeça! Não vibrar, não lutar, não ter garra, não se irritar com os erros, não buscar os acertos com toda a concentração e vontade que puder encontrar. Acho que o problema pode ser psicológico. Montaram um supertime e acharam que seria suficiente pra vencer. Não é. Agora, no momento em que voltar o Giba, craque e líder em campo, e na hora em que os jogadores entrosarem, aí sim, a gente vai saber o que esta equipe pode fazer. Até lá, é possível que o Twitter ainda lave muita roupa suja.
Atenção pra quem não tem TV a cabo e estava esperando a oportunidade de assistir aos jogos da Superliga em TV aberta. A CBV fechou a parceria com a Bandeirantes e os jogos começam a ser transmitidos a partir do dia 20 de janeiro. Ótimo, não?

Blogueiros: Luciano Smanioto e Bruna Bernardes Das quadras para a redação. Luciano Smanioto foi ponteiro e jogou vôlei até os 24 anos. Foi parar no jornalismo e neste blog comenta as partidas e as equipes da Superliga Nacional, Liga Mundial, entre outras competições que envolvem o esporte.
Bruna Bernardes jogou profissionalmente como oposta. Largou as quadras em 2006, depois de ter atuado em clubes do Brasil e da Espanha. Foi parar no jornalismo e agora passa a escrever sobre o esporte que acompanha bem de perto desde os 10 anos, quando começou a jogar.

Leadership 1744KaBuM!12 x R$ 1,07
TV AOC LCD 32 PolegadasMagazine Luiza12 x R$ 133,25

Secadora Electrolux Eco Turbo TRD17Fast Shop.com.br10 x R$ 249,90
Cartão de Memória SandiskKaBuM!12 x R$ 2,49

Projetor BenQ MP515BRESHOP12 x R$ 166,58
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.