Termômetro vai definir horário dos jogos no Rio Grande do Sul |
![]() |
O juiz do trabalho Rafael da Silva Marques tomou uma decisão, não solicitada pelo sindicato dos atletas, que acaba por retirar a seriedade de toda argumentação da entidade. O sindicato queria jogos a partir das 19.30h, mas o juiz resolveu improvisar. Determinou que se pode jogar a partir das 18h, desde que a temperatura não seja igual ou superior a 35 graus. Se isto acontecer, o jogo só sai a partir das 19.30h. E mais, o árbitro será o responsável pelo controle da temperatura.
A decisão se sai ou não a partida agora passa pelo termômetro. Era muito melhor que o juiz Rafael tivesse se limitado a aceitar ou não o pedido do sindicato, marcando as partidas para as 19.30h ou simplesmente mantendo às 18h, mas este improviso do termômetro leva para o folclore um debate que se pretende seja realizado de forma séria.
Robinho sempre foi fiel com Dunga na seleçãoFoto: http://arquibancadaeletronica.files.wordpress.com/ |
![]() |
Robinho chegou ao Brasil afirmando que quer ser o melhor jogador da Copa. Imaginou conquistar o título de melhor do mundo quando se transferiu para o Real Madrid, mas acabou amargando a reserva. Por uma fortuna foi jogar no Manchester City, um clube de segunda linha do futebol inglês. Chegou como a maior estrela e acabou indo parar na reserva. Robinho lidou mal com a sua vida pessoal. De ídolo brasileiro, passou a ser um jogador contestado.
Mas Parreira errou ao não escalá-lo como titular em 2006. O time que tinha vencido a Copa das Confederações pouco antes do mundial, goleando a Argentina na final, tinha o quadrado mágico com Ronaldinho, Kaká, Robinho e Adriano. Para escalar Ronaldo, ao invés de retirar Adriano, sacou Robinho e não deu certo. Era a vez de Robinho.
Quando Dunga assumiu, a situação era muito ruim. Cafu, Juninho Pernambucano e Zé Roberto anunciaram aposentadoria. Ronaldo estava se despedindo, jogou com dez quilos acima do peso, Adriano em crise existencial e Ronaldinho em crise técnica. Dunga precisava montar um time e quando precisou, Ronaldinho e kaká lhe viraram às costas, pedindo dispensa da Copa América.
Ao contrário, Robinho se colocou à disposição e passou a ser uma grande liderança no grupo do exigente técnico Dunga. Transformou-se em artilheiro da nova seleção e referência técnica. Seus problemas no City afetaram seu desempenho em campo, mas nunca perdeu a titularidade na seleção, deixou de jogar apenas quando estava lesionado.
De volta ao Brasil, Robinho tenta recuperar o seu futebol inventivo que encantou a todos os brasileiros. Mesmo os que não são seus admiradores, reconhecem que ele escolhe o time para jogar no Brasil, seria titular onde quisesse. Veio para o Santos e já fez o gol que definiu o clássico.
Cabe apenas a ele agora carimbar a sua condição de titular. Dunga estava preocupado com a falta de ritmo de jogo do atleta, mas agora, jogando pelo Santos, poderá retomar a sua verdadeira condição.
Há quem ache que Robinho “não joga nada”, ok, cada um acha o que quiser. Minha opinião é de que se trata de um grande jogador e que poderá ser realmente o nome da Copa do mundo da África.
Tracy Porter corre para fazer o touchdownFoto: Divulgação |
![]() |
A histórica vitória do New Orleans Saints ficou materializada logo após um erro do craque do Colts e talvez do maior astro do futebol americano no momento, o quarterback, Peyton Manning. Ele foi interceptado quando faltavam menos de quatro minutos do final liquidando as chances de reação de seu time que perdia por 24 a 17, ou seja, precisava de um touchdown para igualar o marcador. Mas o destino fez com que Tracy Porter além de interceptar conseguisse chegar a end zone e aumentasse ainda mais a vantagem para o Saints. A partir deste momento, funcionou a defesa do time de New Orleans. Os atletas jogaram em nome de uma cidade que sofreu uma verdadeira devastação após o Katrina e que não teve o apoio que precisava do governo Bush. A capital do estado da Louisiana teve 80% do seu território colocado embaixo d’água e nunca contou com o dinheiro necessário para a sua reconstrução. Os Colts eram os favoritos, mas a vitória do Saints é um prêmio a todos aqueles que não abandonaram a cidade natal do trompetista e cantor Louis Armstrong, considerada a capital mundial do jazz, e por lá buscam ainda reconstruírem as suas vidas.
Jogadores comemoram o gol de TaisonFoto: site oficial do Inter |
![]() |
A expectativa era de uma goleada no Beira-Rio. Não foi assim, mesmo sendo contra o pior time do campeonato, o Inter venceu por apenas 2 a 1 e não chegou a ter uma grande atuação. Jorge Fossati perdeu Índio por lesão ainda na primeira etapa e abriu mão dos três zagueiros ao colocar Edu. Outra vez, deixou claro que não é refém de nenhum sistema tático.
O jogo foi às 19.30h e o calor já não era tão excessivo, portanto, não passa por aí a justificativa. O Inter está voltado para a Libertadores da América e a busca pelo bom futebol passa necessariamente pelo campeonato gaúcho. Outra vez Sandro foi o destaque da equipe.
Ao final da partida, Fossati disse que pensa em testar um ataque com Kleber Pereira e Alecsandro, juntos.
Borges fez três e perdeu dois gols incríveisFoto: Fernando Gomes |
![]() |
O Grêmio venceu com muita facilidade o fraco time da Universidade. O horário do jogo foi o mais acertado e a disputa ocorreu com uma temperatura suportável e já sem sol. A Federação aprimorou a liminar conquistada pelo sindicado dos atletas que pedia jogo às 18h e passou para as 19h, horário acertado para as atuais temperaturas.
Finalmente o Grêmio não saiu perdendo. Borges perdeu dois gols incríveis antes de fazer o seu primeiro. Somente depois que estava quatro a zero é que o time da Universidade resolveu atacar. E ainda saiu o quinto, numa linda jogada de Borges, o nome do jogo. Rochemback foi a boa notícia no meio campo, mostrando que poderá assumir a titularidade num setor onde a equipe tem grandes dificuldades.
Maylson também teve boa atuação, tanto no aspecto ofensivo como participando do sistema defensivo. Mário Fernandes afirmou o lado direito e Douglas deu o toque refinado que estava faltando ao time. De novo, Jonas foi decisivo, tanto nas assistências quanto marcando o seu gol.
Aos poucos, Silas vai arrumando a equipe. É precipitado se cobrar um time titular neste momento, os jogadores vão se escalando dependendo de suas atuações. Esta angústia pela definição de 11 titulares é absolutamente desnecessária. O time precisa jogar mais.
Estádio Jair Siqueira Bittencourt, em Itaperuna, no Rio. Com certeza, algum árbitro daria condições de jogo.Foto: Cahê Mota |
![]() |
Entendo que futebol é negócio, um grande negócio. Mas só continuará arrastando multidões se for preservada a qualidade da disputa. Os clubes brasileiros juntos, têm uma força inimaginável, especialmente os chamados “clubes de massa”, que formam a origem do Clube dos 13. Se é verdade que o dinheiro da televisão é decisivo, é preciso também ter a noção exata do porquê a televisão paga tanto. Óbviamente, as transmissões dão retorno financeiro e isto tem a ver com a força dos clubes.
Não vejo qual o problema dos próprios clubes estabelecerem horários mais razoáveis para as partidas. Por exemplo, jogo às 22h no inverno. Não faz sentido, especialmente em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo, cidades mais frias. Além disso, os torcedores saem do estádio depois da meia-noite, são poucos bairros que possuem transporte coletivo nesse horário. É uma questão de negociar. Nas quartas-feiras, jogo às 20.30h. E a TV? Um dia na semana, o futebol pode começar logo depois do JN e a novela às 22.30h. Qual o problema?
No domingo, o horário está bem ajustado, mas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os jogos em todo o país poderiam ser marcados para as 19h. O calor é sempre insuportável.
Concordo com o Telmo Zanini, quando ele diz que é preciso diminuir o tamanho dos regionais e iniciar antes o campeonato nacional. Daria mais tempo para todos realizarem a tão necessária pré-temporada. Termina o Brasileirão no primeiro fim de semana de dezembro. Janeiro não tem competição, apenas pré-temporada e amistosos. Regionais começariam em fevereiro, terminando na metade de abril. Uma semana depois, inicia o Brasileiro.
Com relação à situação gaúcha e a liminar do sindicato dos atletas, pode servir pelo menos para mostrar que, diante de situações anormais, devemos ter capacidade para improvisar. Calor fora do comum, risco à integridade física dos atletas, marca-se o jogo para mais tarde, à noite que seja. Por mais quente que esteja, sem a presença do sol é sempre melhor.
Eu sei, futebol é negócio, por isso devemos pensar na qualidade do espetáculo, ao contrário do que fez o árbitro Sandro Meira Ricci, que deu condições para Inter e Flamengo jogarem numa piscina num momento decisivo do Brasileirão. Ali também tinha transmissão por TV e o árbitro, que deveria ser o primeiro a pensar na integridade física dos jogadores, pensou somente no “negócio”.
A mudança de horário altera a minha rotina de trabalho, me retira do bate Bola da TV COM por mais um domingo, mas não é por isso que vou me posicionar contrário. Com certeza está muito bem embasado o pedido do sindicato, afinal, já ganhou em duas instâncias. O caso vai agora para Brasília.
Douglas já tem condições para jogarFoto: Tatiana Lopes |
![]() |
Silas tem razão quando pede mais tempo para que seu trabalho seja avaliado. O torcedor do Grêmio irritou-se profundamente com mais uma derrota em Gre-Nal, mas é preciso reconhecer que o Inter tem um trabalho que está mais adiantado enquanto Silas está tentando montar um time depois de um 2009 de desempenho medíocre do Tricolor. O que vinha sendo feito não deu resultado, era preciso mudar. O novo técnico precisa encontrar a melhor formação e o sistema tático adequado, mas isto leva algum tempo. O Grêmio, mesmo sem grande desempenho, está classificado no Gauchão e com a chegada de Douglas, os ingressos de Maylson, Rochemback e Leandro, e Mário Fernandes assumindo a lateral, é possível que Silas ache mais rápido do que se imagina a formação ideal. Claro que ele não está proibido de ser questionado em suas decisões, mas exagerar na vaia no estádio como foi feito com Roth só vai atrapalhar o ambiente neste momento.
Capitão colorado, Guiñazu.Foto: site oficial do Inter |
![]() |
O técnico Jorge Fossati vai ganhando cada vez mais alternativas. Bruno Silva mostrou potencial para ser o titular, ao mesmo tempo em que Nei também vem mostrando bom futebol. Wilson Mathias entrou e deixou claro que realmente se trata de um jogador de boas qualidades técnicas. Desarma sem falta e sai com facilidade para o jogo. Lá na frente, Leandro Damião voltou a marcar e Andrezinho comprovou que está sempre pronto para jogar. Hoje, Sandro deu entrevista afirmando que melou o negócio com o Tottheham, logo, Fossati está recheado de alternativas para formar o seu meio-campo.
A libertadores deve ser decidida entre os brasileiros, mais o Vélez e o Estudiantes e ainda algum mexicano. O Cruzeiro mostrou sua força goleando o Real Potosi por 7 a 0. Além disso, carrega todo o aprendizado do ano passado e a mesma comissão técnica. O Flamengo mostra-se forte no ataque e vulnerável na defesa e o Corinthians ainda não apresentou o seu verdadeiro time. O São Paulo contratou Cléber Santana e deve trocar o sistema para o 4-4-2, talvez sofra um pouco a adaptação após quatro anos jogando no 3-5-2.
A competição promete enorme equilíbrio, mas o Inter tem um grupo forte para enfrentá-la.
Kick off 3 começa em marçoFoto: perestroika.com.br |
![]() |
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O KICK OFF 3: FUTEBOL + JORNALISMO + BUSINESS.
4 de fevereiro de 2010 Vem aí mais uma turma do Kick Off. Nessa edição, além dos nomes que já estiveram aqui em edições passadas (PVC, Falcão, Rodrigo Caetano, Fernando Carvalho, Maurício Noriega, Cléber Xavier, Marcelo Rospide, Amir Somoggi etc., etc., etc., etc., etc.), temos um grande reforço. É o Sérgio Xavier, editor-chefe da Revista Placar, que dispensa maiores comentários.
Também contamos com a volta do Caio Campos, um dos profissionais que participou diretamente da contratação de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, e que já esteve aqui no primeiro Kick Off.
Hoje começam oficialmente as inscrições da terceira turma. Tem interesse? Então é só clicar aqui. Ou escrever para jean@perestroika.com.br, futebol@perestroika.com.br e kickoff@perestroika.com.br
Leandro Damião voltou a marcarFoto: ag:RBS |
![]() |
Fossati optou por um time de reservas para enfrentar o Novo Hamburgo e deu certo. Dominou todo o primeiro tempo, fez dois a zero e só encontrou dificuldades na etapa final. O árbitro errou ao não marcar pênalti em Maiquel e o pior, ainda expulsá-lo de campo. O goleiro Muriel tocou com o braço direito o jogador do Novo Hamburgo.
Mas o Inter foi melhor e mereceu a vitória. Andrezinho outra vez teve atuação destacada e Wilson Mathias, mesmo não sendo espetacular, fez muito boa partida.
Muriel foi decisivo na etapa final, quando o Inter não jogou bem. Não fosse por ele e talvez o resultado fosse outro.
Jogo debaixo de muito calorFoto: Daniel Marenco |
![]() |
O Grêmio não jogou bem, a torcida vaiou jogadores e técnico no Olímpico e o empate acabou sendo o menos pior. Silas deu uma entrevista estranha ao afinal do jogo, pedindo cumplicidade da imprensa. Na verdade, ele está pedindo mais tempo para que seja julgado o seu trabalho. Nisso eu concordo com ele, mas não dá para deixar de apontar possíveis equívocos, como a escalação de hoje, apostando na dupla de volantes Adilson e Ferdinando, a insistência com Joílson e o sistema com apenas um homem na articulação ofensiva.
Tomou um gol com pouco mais de um minuto da etapa final, mas o time melhorou, teve mais efetividade com Maylson e Rochemback e chegou ao empate com Borges.
O São luiz teve uma chance e marcou. Jonas perdeu 3 gols e Borges desperdiçou oportunidade incrível. O Grêmio não jogou bem, mas não é motivo para se falar em troca de treinador. Isto é absurdo, Silas tem seis jogos à frente da equipe, tem jogadores chegando, é preciso esperar para que ele possa impor suas idéias.
Mas não há como negar que hoje o Tricolor ficou devendo para o seu torcedor.
Vi o Gre-Nal pela TV, depois não tive muito tempo para ouvir entrevistas ou ver compacto. Só o que vi até agora, foi o jogo e a transmissão ao vivo, nada mais. Como todos sabem, tive um probleminha de saúde e tratei de descansar cedo. A impressão que fiquei no gol de Alecsandro foi a de que Edu fez um movimento com a cabeça para trás, com a intenção de servir Alecsandro.
Quem estava vendo o jogo comigo, teve a mesma impressão. O Zé Alberto na Gaúcha, no seu depoimento de gol, também destacou o passe de Edu e o R.C. Ostermann ratificou. Depois disso, terminou o jogo, atualizei o blog e fui dormir.
Recebi vários e-mails revoltados com o que escrevi sobre o lance, porque o próprio Edu teria dito que foi sem querer. Não ouvi, mas se o Edu está dizendo... Tá dito, acredito nele. Me enganei, vi uma coisa e o protagonista disse que foi outra. Nenhum problema em admitir isso. Mas não me tratem como um alienígena, vários pessoas tiveram a mesma impressão que eu.
No mais, vamos encarar o calor e ir para o Olímpico comentar Grêmio e São Luiz.
Fossati estaria pensando em testar outro sistemaFoto: divulgação. |
![]() |
É forte o comentário no Beira-Rio de que Jorge Fossati estaria disposto a testar o Inter no sistema 4-4-2. Com a lesão de Eller, pode o técnico uruguaio definir a zaga com Índio e Bolívar e com isso, aproveitar Giuliano e D’Alessandro juntos, ou ainda Andrezinho. Poderia Fossati também estar pensando num 4-4-2 com três volantes, com o ingresso de Wilson Matias, fazendo o lozango com Mathias, Sandro, Guiñazu e Giuliano. Na frente, dois atacantes. Ou o 4-5-1, com Alecsandro e um meia, D’Alessandro ou Andrezinho. São várias as alternativas, entre elas, a manutenção dos três zagueiros.
Silas tem adversário difícil hoje à tardeFoto: Daniel Marenco |
![]() |
A informação do Olímpico é que Silas vai manter a formação do Gre-Nal, apenas trocando Souza por Hugo. Joilson segue como ala e no meio os volantes serão Adílson e Ferdinando. Hugo o responsável pela articulação. De novo, a equipe será com três zagueiros. Em tese, um time bastante defensivo. É possível jogar com três zagueiros e dois volantes, mas um deles tem de ter facilidade para sair e não é o caso do Grêmio. Outra vez vejo dificuldades na articulação ofensiva. Se o segundo volante fosse Maylson ou o Rochemback de verdade, aquele que chegou a seleção, facilitaria o trabalho de Silas.
Já o São Luiz é o melhor time do interior e traz o artilheiro Eraldo. Com este calor insuportável e este horário maluco de 17h, vejo muitas dificuldades para o time de Silas. Aliás, Gre-Nal sem TV aberta e jogo às 17h num dia de semana, é algo que os clubes poderiam não aceitar. Entendo que futebol é negócio, o custo de um time é muito caro, mas algumas coisas básicas devem ser preservadas.
Mesmo que tenha desagradado muita gente o fato de Fossati ter começado o jogo contra o Juventude deixando Giuliano no banco, ele nunca cogitou na possibilidade de não usá-lo no time principal. Para o Gre-Nal o time teria D’Alessandro e Giuliano e apenas Alecsandro na frente. E não duvido que o técnico faça isso em jogos contra adversários mais fortes ou até jogando fora de casa. O 3-6-1, ou fatiando o meio-campo, 3-4-2-1. Com Fabiano Eller fora, Sorondo assume a vaga. Na frente, nos próximos dias, começará a disputa entre Alecsandro e Kleber Pereira.
Ronaldinho não foi o responsável pela derrota do Milan no clássico contra a Inter. O time de José Mourinho é muito melhor, está formado há mais tempo e domina o futebol italiano nos últimos anos. A vitória da Inter foi a lógica, não teve nada de excepcional. O Milan não contou com Pato e nem Inzagui. Abate, na lateral direita, entregou o primeiro gol para Diego Milito. Na frente, um Beckham burocrático e um Borrielo bastante fraco. Toda a criação ofensiva dependia de Ronaldinho. Esta matéria da imprensa italiana sobre uma possível noitada do craque num luxuoso hotel de Milão na semana do clássico é pura invasão de privacidade. Ronaldinho não deu motivos em campo para ser investigado. Ele está tentando retomar seu bom futebol, mas precisamos reconhecer que o Milan de hoje está longe do grande Barcelona comandado pelo Gaúcho.
Silas ainda procura o melhor sistema de jogo para o GrêmioFoto: ag: RBS |
![]() |
Após a derrota no Gre-Nal, algumas coisas ficaram claras no Grêmio. Os dois volantes tem muita dificuldade para a saída de bola e isto no futebol moderno é decisivo. Joílson não acrescentou muito no lado direito, em contrapartida Lúcio deu mais qualidade na lateral esquerda.
Ainda acho que o melhor seria fixar Mário Fernandes pelo lado e Maylson como segundo volante. O primeiro seria Adílson ou Ferdinando, mas pelo menos com Maylson, teria uma saída mais qualificada. Na seleção, era nesta posição que ele jogava. E mais dois meias, Douglas e Souza, ou ainda Leandro e Hugo. Na frente, Jonas e Borges.
Com o esquema de ontem, o Grêmio ficou sem articulação ofensiva e sem posse de bola. Souza foi demasiadamente individualista porque não tinha com quem jogar. Hugo deveria ter entrado, mas não para a saída de Jonas. Joílson é quem deveria sair com Mário Fernandes passando para o lado.
Esta história de armar o sistema do time sempre de acordo com o adversário não é bem assim. Cada jogo é um jogo. Ter de “espelhar” contra o Santa Cruz é demais. O Grêmio deve buscar a sua forma de jogar, não tentar apenas anular o adversário com duelos individuais.
Alecsandro comemora com Edu o gol que deu a vitória ao InterFoto: Site oficial do Inter. |
![]() |
Desculpem a demora, mas a minha saúde me abandonou na sexta-feira e por ordens médicas estou de repouso até domingo. No Sala, às 13h estou de volta, sob protestos médicos, é claro. O computador ele me liberou somente hoje à tarde. Nossa profissão é de alta tensão e eu sou daqueles com enormes dificuldades para relaxar. O resultado é que o corpo de repente acusa e pede socorro. Mas vamos lá, nada que meia dúzia de remédios não possa controlar.
Vamos ao Gre-Nal. Muitos não gostam, acham que isto não é atribuição do comentarista, mas convenhamos, é sempre muito divertido o exercício de tentar escalar os times. Sem isso seria um tédio.
Começando pelo Grêmio. O que está definido. Jogam: Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Fábio Santos, Adílson, Ferdinando, Souza, Hugo, Borges e Jonas. A dúvida, Joílson ou Maurício. Independente do sistema tático, acho que não jogará Joílson. No 3-5-2: Victor; Mário, Rafa Marques e Maurício. Ferdinando, Adílson, Souza, Hugo e Fábio Santos. Borges e Souza. No 4-4-2:
Victor; Mário, Rafa Marques, Maurício e Fábio Santos. Adílson, Ferdinando, Souza e Hugo. Borges e Jonas. Ta, esta é a minha opinião, não se irrite e de a sua.
No Inter a mesma coisa, dez jogadores estão definidos. Lauro, Índio, Bolívar e Fabiano Eller. Nei, Sandro, Guiñazu, Kleber. Giuliano. Taison e Alecsandro. A possibilidade é escalar Andrezinho no lugar de Taison, fazendo o esquema 3-4-2-1.
Quem está melhor? É muito cedo, qualquer previsão é mero chute. Gre-Nal é um jogo especial e ambos vem de novas comissões técnicas, precisam de mais tempo para afirmarem seus trabalhos.
Tenho uma ressalva. Os dois times são da capital. Trabalho na RBS e ela não se mantém no topo por nada, realmente está calcada na competência e na qualidade, não sei ao certo de quem é a responsabilidade pela não transmissão, imagino que a RBS TV tenha o maior interesse em transmitir pela enorme audiência, mas não depende dela. Os clubes ganham por cada PPV assinado. Agora, independente de quem é a responsabilidade, deveria ter uma determinação: Gre-Nal no interior será sempre transmitido em TV aberta, como a seleção brasileira no exterior. Não sei como acertar isto, mas é preciso que seja feito para o ano que vem. Será bom para todo mundo.
Robinho fica no Santos até agostoFoto: Reprodução do site do Manchester City |
![]() |
Robinho encantou a todos quando surgiu no Santos. Um garoto pobre, humilde e que nasceu para o futebol com a benção do Rei Pelé, que inclusive o ajudou financeiramente. O jeito moleque fora de campo se refletia na sua forma de atuar, alegre, criativo e objetivo. Levou o Santos ao título brasileiro e foi vendido por uma fortuna para o Real Madrid. Desde então não se tem mais notícias do garoto humilde e de futebol alegre. Robinho se transformou num adulto arrogante, desleixado com sua vida de atleta e não conseguiu confirmar na Europa o futebol que encantou a todos os brasileiros. Saiu do Real e foi para o Manchester City. Chegou como dono do time, hoje é uma simples opção para o banco de reservas. Na seleção, ainda tem moral com Dunga, mas vai precisar provar que têm condições para ser o titular da posição.
O Santos poderá recuperar Robinho, mas ele terá realmente que querer muito. Não é nenhuma novidade um grande jogador brasileiro não confirmar na Europa, aconteceu com vários, como Roberto Dinamite, Renato Portaluppi, Sócrates, Rafael Sobis, Fred e muitos outros. Robinho não confirmou como um craque para estar entre os melhores do mundo, é verdade, mas em qual clube brasileiro ele não seria titular hoje?
Nome: Nando Gross Futebol é nosso principal assunto, mas falaremos sobre tudo o que for relevante no esporte. É um blog de todas as torcidas e que pretende ser um verdadeiro fórum de debates. Fale com o Nando: nando.gross@rdgaucha.com.br Para comprar o cd Nando Gross e os Altofalantes, clique na imagem:

Boneco Hasbro Transformers 2 Voyager Class Autobot IronhideLoja Mega10 x R$ 12,99
TV LG LCD 42 PolegadasCompra Fácil12 x R$ 333,25

Liquidificador Mondial Premium L-51GIRAFA4 x R$ 22,48

Mio Moov S505Magazine Luiza12 x R$ 91,58

Câmera Sony Cyber-shot DSC-H20 10.0 MegapixelsPlug Informatica10 x R$ 122,50
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.